Romantismo

Páginas: 18 (4264 palavras) Publicado: 15 de março de 2014

Índice

Introdução
Contexto histórico
Características
-Gerações
-Características principais
Romantismo em Portugal
-Influências Sociais e Políticas
-Condicionantes em Portugal
-Arquitetura
-Escultura
-Pintura
-Autores
Romantismo no Brasil
-Principais Escritores Românticos Brasileiros
-Demais Artes
Romantismo na Literatura
Romantismo nas Belas Artes
Romantismo na MúsicaConclusão
Bibliografia



























Introdução



Este trabalho foi baseado na pesquisa sobre o movimento literário Romantismo, e tem como intuito apresentar informações sobre esta importante parte da nossa Literatura, dando ênfase à características históricas, para melhor entendimento do assunto.
O Romantismo foi um movimento literário caracterizadopela forma em que se escreviam suas obras, focando em idéias e coisas que não faziam parte da realidade da época, como por exemplo, uma mulher virgem, bela e que passava os dias cuidando de si e lendo livros, ou sobre heróis nacionais, que lutavam bravamente para defesa de sua Pátria.
Como características principais de linguagens, pode-se destacar com mais enfoque o subjetivismo, pois os autorestratavam dos assuntos de forma pessoal, em primeira pessoa. Também estão fortemente presentes a religiosidade e o narcisismo.
Já no Romantismo no Brasil, também ganhou forte destaque o indianismo, que trazia o índio como centro dos fatos, como o personagem heróico.
O Romantismo foi dividido em três gerações. A 1ª foi marcada pelo nacionalismo e o idealismo. Já a 2ª geração foi marcada pelopessimismo, e, muitas vezes, para o lado sombrio, como o satanismo. Por fim, a 3ª geração já começava a dar sinais do Realismo, movimento literário que precedeu o Romantismo.















































Contexto Histórico

O culto à natureza e à imaginação já havia começado com os escoceses no século XIII, quando surgiram as primeirashistórias de cavaleiros e donzelas, em verso. Nessa época, as narrativas eram chamadas de romance, palavra que deriva do advérbio latino “romanice” , que significa "na língua de Roma".
A origem do que viria a ser conhecido como "Romantismo", no entanto, fora plantada no século XVII, quando o "espírito clássico"começaria a ser contestado na Grã-Bretanha.
O Romantismo surgiu na Europa em uma épocaem que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo político (não confundir com o liberalismo econômico do Século XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição.
Alguns autores neoclássicos já nutriam um sentimento mais tardedito romântico antes de seu nascimento de fato, sendo assim chamados “pré-românticos”. Nesta classificação encaixam-se Francisco Goya e Bocage.
O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra. Na Alemanha, o Romantismo, teria, inclusive, fundamental importância na unificação germânica com o movimento Sturm und Drang.
O Romantismo viria a se manifestar deforma bastante variada nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura, as artes plásticas e a música (embora ele só venha a se manifestar realmente aqui mais tarde do que em outras artes). À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.
No Brasil, o Romantismocoincidiu com a Independência política do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista.

“Características”


Romantismo em Portugal

Teve como marco inicial a publicação do poema "Camões", de Almeida Garrett, em 1825, e durou cerca de 40 anos terminando por volta de 1865 com a Questão Coimbrã.
Há tres gerções distintas no Romantismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!