Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Romantismo somente foi definido como escola literária nos últimos 25 anos do século XVIII. A Alemanha e a Inglaterra foram pioneiras no romantismo, mas foi a França que divulgou a nova tendência.Em Portugal, o poema “Camões” de Almeida Garrett foi o marco inicial do Romantismo no país.
O livro de poesias “Suspiros poéticos e saudades” e a revista Niterói são consideradas o marco inicial doRomantismo no Brasil. As duas obras foram lançados no ano de 1836.
O momento histórico em que ocorreu o Romantismo no Brasil, deve ser visto a partir da chegada da família real, em 1808, que leva oRio de Janeiro a viver um processo de urbanização e intelectualização.
Características do Romantismo
Inicialmente, romântico era tudo aquilo que se opunha a clássico. Ou seja, passa a valorizar ocaráter popular, o folclore e o que é nacional. O indivíduo passa a ser o centro das atenções, apelando para a imaginação e para os sentimentos, resultando uma interpretação subjetiva da realidade.Gerações românticas no Brasil
O Romantismo pode ser classificado em três gerações no Brasil.
Primeira – geração nacionalista: Exaltação da natureza, criação do herói na figura do índio, sentimentalismo e areligiosidade são algumas das características marcantes da chamada geração indianista. Principais autores: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
Segunda – geração domal-do-século: Negativismo, desilusão, tédio e dúvida são características da segunda geração do romantismo. A fuga da realidade é um dos temas preferidos que se manifesta na exaltação da morte e nas virgenssonhadoras. Principais autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
Terceira – geração condoeira: Caracterizada pela poesia social e libertária, reflete as lutasinternas da segunda metade do reinado de D. Pedro II. Castro Alves, Sousa Andrade, Fagundes Varela e Tobias Barreto foram seus principais.
Gonçalves de Magalhães
Obras: Suspiros Poéticos e...
tracking img