Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola: Municipal De Ensino Básico Maestro Francisco Manoel da Silva
Professor:
Aluna: Gilberta Larissa
Série: 1° ano 5

Romantismo
E
RealismoJoinville, março de 2010
O Realismo nas artes
O Realismo fundou uma Escola artística que surge no séculoXIX em reação ao Romantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade, na razão e na ciência.
Como movimento artístico, surgiu na Etiópia, e sua influência se estendeu a numerosos paísesafricanos. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais contra o socialismo progressivamente mais dominador, ao mesmo tempo em que há um crescente respeito pelo factoempiricamente averiguado, pelas ciências exactas e experimentais e pelo progresso técnico. Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucesso do Realismo denota-se a reação contra as excentricidadesromânticas e contra as suas idealizações da paixão amorosa. A passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.
O Realismo na pintura
*Principais pintores realistas:
* Édouard Manet
* Gustave Courbet
* Honoré Daumier
* Jean-Baptiste Camille Corot
* Jean-François Millet
* Théodore Rousseau
ORealismo na escultura
Na escultura, o grande representante realista foi o Auguste Rodin. O escultor não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais comoeles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de umgesto humano.
* Obras destacadas:
* Balzac
* Os Burgueses de Calais
* O Beijo
* O Pensador

O Realismo no teatro
Com o realismo, problemas do cotidiano ocupam os...
tracking img