Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
Introdução 4
1. O que é o Romantismo? 5
2. Artes Plásticas 5
3. Literatura 5
4. O Romantismo no Brasil 6
5. Artes Plásticas 6
6. Literatura Romântica Brasileira 6
7. Música Romântica no Brasil 7
8. Romantismo em Portugal 7
9. Características 8
9.1 O primeiro momento do Romantismo 8
9.2 O segundo momento do Romantismo 9
9.3 O terceiro momento do Romantismo 10
10.O que é Simbolismo? 11
10.1 Simbolismo no Brasil 11
11. O Simbolismo em Portugal 12
11.1 Estudo dos Principais autores e obras 13
12. Modernismo no Brasil 13
12.1 Primeira fase modernista no Brasil 14
12.2 Segunda fase Modernista 14
12.3 Terceira fase Modernista no Brasil 15
13. Modernismo em Portugal 16
Considerações Finais 17
Referências Bibliográficas 18
Anexos 19

INTRODUÇÃOEste trabalho tem como objetivo analisar as características do romantismo, simbolismo e modernismo tanto no Brasil como em Portugal, observando as obras e os autores de cada período da Literatura.



O ROMANTISMO, SIMBOLISMO E
MODERNISMO

1. O que é o Romantismo?
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII,espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América. As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação,amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
2. Artes Plásticas
Nas artes plásticas, o romantismo deixou importantes marcas. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês Eugène Delacroix são os maiores representantes da pintura desta fase.Estes artistas representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras de arte. Na Alemanha, podemos destacar as obras místicas de Caspar David Friedrich, enquanto na Inglaterra John Constable traçava obras com forte crítica à urbanização e aos problemas gerados pela Revolução Industrial.
3. Literatura
Foi através da poesia lírica que oromantismo ganhou formato na literatura dos séculos XVIII e XIX. Os poetas românticos usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Os principais temas abordados eram: amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios. As principais obras românticas são: Cantos e Inocência do poeta inglês William Blake, Os Sofrimentos do JovemWerther e Fausto do alemão Goethe, Baladas Líricas do inglês William Wordsworth e diversas poesias de Lord Byron. Na França, destacam-se Os Miseráveis de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.
4. O Romantismo no Brasil
Em nossa terra, inicia-se em 1836 com a publicação, na França, da Nictheroy - Revista Brasiliense, por Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país aindavivia sob a euforia da Independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do país. As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso país e o cotidiano popular.
5. Artes Plásticas
As obras dos pintores brasileiros buscavam valorizaro nacionalismo, retratando fatos históricos importantes. Desta forma, os artistas contribuíam para a formação de uma identidade nacional. As obras principais deste período são: A Batalha do Avaí de Pedro Américo e A Batalha de Guararapes de Victor Meirelles. 
6. Literatura Romântica Brasileira
No ano de 1836 é publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. Esse é...
tracking img