Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Romantismo refere-se à arte, logo, o termo mais adequado para este estilo literário será "oposição ao termo Classicismo" e "movimento cultural e estético da primeira metade do século XIX". Provavelmente tem seu início nos países europeus mais desenvolvidos, mas é na França, a partir do fim do século XVIII, a partir da Revolução Francesa de 1789, que o novo movimento ganhou proporçõesrevolucionárias.
O Romantismo foi um movimento, que representou, na literatura e na arte em geral, os anseios da classe burguesa, que, na época, estava em ascensão. A literatura, portanto, teve um novo rumo, pois abandonou a aristocracia e passou a dar mais atenção ao povo em geral, da cultura leiga. Por esse motivo, acaba por ser uma oposição ao Classicismo. O Romantismo teve por objetivo a criação de umalinguagem nova, uma nova visão de mundo, identificada com os padrões simples de vida da classe média e da burguesia. O Romantismo deforma a realidade que, antes de ser exposta, passa pelo crivo da emoção.
A arte romântica estava voltada aos assuntos de seu tempo, para a situação da sociedade, tanto na parte social como na política. Retrata uma nova atitude do homem perante si mesmo. O interessedessa nova arte está voltado para a espontaneidade, os sentimentos e a simplicidade, ideias contrárias à arte clássica que cultivava a razão. A arte, para o romântico, era a expressão direta da emoção, da intuição, da inspiração e da espontaneidade vividas por ele na hora da criação, sem a perfeição tão exaltado pelos clássicos. Não há retoques após a concepção para não comprometer aautenticidade e a qualidade do trabalho. Esses artistas vivem em busca de fortes emoções e aventuras na tentativa de colher experiências novas e criadoras. Alguns chegam até a se envolver com o alcoolismo e drogas ou com um sentimento de pessimismo, enquanto outros participam de lutas sociais.
Os poetas românticos passam a defender a união do grotesco e do sublime, ou seja, do feio e do bonito, assim comosão as coisas na vida real. O Romantismo marca uma proximidade maior entre a vida e a obra, e entre a obra e a realidade.
Nenhum movimento literário-artístico foi tão rebelde e revolucionário como o romantismo, em que a regra maior é a inspiração individual. O Romantismo surge com o liberalismo, filosofia que promove o eu individual, divulgada pela Revolução Francesa, cujos ideais eram: aliberdade, a igualdade e a fraternidade.
Quando a Revolução Francesa chega ao poder, tem um efeito devastador na sociedade, pois modificou toda a estrutura da hierarquia social e aristocrática, assim também o Romantismo destrói as regras e as formas preestabelecidas, em de dar atenção à elite passa dar maior atenção para o povo.
O artista romântico dificilmente optava por um nobre que se deu bem.Geralmente, os heróis escolhidos eram personagens históricos, que de certa forma não tiveram um final tão feliz: ou tiveram uma vida trágica, ou foram amantes recusados, ou até patriotas exilados. No geral, pode-se resumir o romantismo da seguinte forma: A época em que teve seu auge foi na primeira metade do século XIX. A base foi a Revolução Francesa (1789), com pensamentos que deram forças aeste estilo literário, dentre eles tem-se: Ideias igualdade Liberalismo Francês, liberdade, fraternidade. A Revolução Industrial teve sua influência na economia e nos tratos comerciais e trabalhistas, pois existia a luta burguesia X proletariado.

CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO

Subjetivismo: no romantismo, o poeta quer retratar em sua obra uma realidade interior e parcial. Trata os assuntos deuma forma pessoal, com suas opiniões e sentimentos, algo próximo a fantasia.
Idealização de tudo em sua volta: motivado pela imaginação, o artista passa a idealizar tudo; as coisas não são vistas como realmente são, mas como poderiam ser de acordo com a opinião do poeta. Por isso as coisas na pátria são sempre perfeitas; a mulher é vista como virgem, frágil, bela, submissa e inatingível,...
tracking img