Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Romantismo

O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e osvalores interiores.
Atingiu primeiro a literatura e a filosofia, para depois se expressar através das artes plásticas. A literatura romântica , abarcando a épica e a lírica, do teatro ao romance, foi ummovimento de vanguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época, ao contrário das artes plásticas, que desempenharam um papel menos vanguardista.
A arte romântica se opôs aoracionalismo da época da Revolução Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento. Curiosamente, não se pode falar de uma estética tipicamente romântica, visto quenenhum dos artistas se afastou completamente do academicismo, mas sim de uma homogeneidade conceitual pela temática das obras.

As principais características
* Subjetivismo - A pessoalidade doautor está em destaque.
* Sentimentalismo - Os sentimentos dos personagens entram em foco.
* Maior liberdade formal - As produções literárias estavam livres para assumir a forma que quisessem, ouseja, entrava em evidência a expressão em detrimento da estrutura formal.
* Religiosidade - A produção literária romântica, utiliza-se não só da fé católica como um meio de mostrar recato eausteridade, mas utiliza-se também da espiritualidade, expressando uma presença divina no ambiente natural.
* Mal do Século - Essa geração, também conhecida como Byroniana e Ultrarromantismo, recebeu adenominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.
* Evasão - O artista romântico (do ultrarromantismo) interpretava omundo como cruel e frequentemente buscava a fuga da sociedade que não o aceitava.
* A idealização da realidade - A análise dos fatos, das aparências, dos costumes entre outros
* Escapismo -...
tracking img