Romantismo resumido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Romantísmo
Um amor que leva os homens às últimas consequências. Este era o sentimento que aflorava no século XVIII. O Romantismo era uma reação ao Iluminismo[->0] que exaltava o homem que era dominado pela Razão.

Os intelectuais românticos defendiam o individualismo, os sentimentos de cada um. Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe, foi a obra que melhor expressou os ideaisromânticos[->1] na Europa.


Por causa deste livro, muitos jovens se suicidaram.

O ideal romântico tinha, entre outros lemas, morrer jovem, morrer por amor. A obra de Goethe trata exatamente disso: a força que a dor de um amor não correspondido exerce sobre o jovem apaixonado.


O Romantismo teve início na Alemanha e na Inglaterra, em fins do século XVIII. Nesse período, houve muitasmudanças em relação à Literatura que se fazia anteriormente: a poesia ficou mais rica, foram criados os romances e os teatros nacionais, e o público leitor aumentou consideravelmente.

No Brasil, o Romantismo se estendeu durante o século XIX. O marco inicial do Romantismo no Brasil foi a publicação deSuspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

Contexto histórico doRomantísmo
O Romantismo no Brasil teve início em 1836 com a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães.

Mas bem antes disso, várias situações históricas contribuíram para criar um contexto histórico para o surgimento dessa escola literária no país.
|
· Vinda da Família Real Portuguesa[->2] em 1808.
· Abertura dos Portos[->3] às Nações Amigas.
· Criação de bibliotecas,entre elas a Biblioteca Nacional.
· Criação de escolas superiores.
· Permissão para o funcionamento de tipografias, que até então eram proibidas.
Características do Romantismo
A Literatura Romântica é feita essencialmente de sentimentos. Não há espaço para a razão, ou melhor, a razão é sempre sufocada pelas emoções.
|
Nessa época, o ser humano precisava firmar e expressar seus sentimentos daforma mais plena possível.

Diferente do Iluminismo, onde a razão bastava para justificar o mundo, os sentimentos no Romantismo foram usados como instrumento para analisar a vida[->4] cotidiana.

Essas são as principais características da Literatura Romântica:
· Emoção mais forte que a razão[->5].
· Desejo de liberdade: os escritores românticos, além da liberdade dos sentimentos, tambémreivindicavam a liberdade social (escravos, negros, índios, etc.).
· Valorização da pátria[->6] e de tudo o que a representa (natureza, índios, etc.).
· Linguagem simples: estilo mais próximo da linguagem oral.

Romantismo e o Nacionalismo
Lávem a seleção em busca de mais uma conquista!
O país todo está unido num só coração!
Vamos todos juntos torcer por mais um campeonato!
Brasil! Brasil!Brasil! Brasil!"
Você já reparou que quando alguma seleção brasileira está jogando (em campo, na quadra, numa pista, numa piscina ou num ginásio), todo mundo torce junto?

O verde-e-amarelo toma conta das ruas e das cidades. Antigamente era a Copa do Mundo de futebol. Hoje, além do futebol, o vôlei, basquete, atletismo e até mesmo o tênis e a ginástica mexem com todos.


Mas esse sentimentonão é de hoje. Aliás, é bem mais antigo e um dos primeiros lugares onde apareceu foi na literatura! Vocêsabiadisso?

Durante o Romantismo[->7], vários poetas e romancistas começaram a escrever sobre o pais, valorizando o que achavam nacional, ou o que simbolizava o nacional.

Éaissoquechamamosde Nacionalismo.

Vejaumexemploclássico:

"Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas tem maisflores,
Nossos bosques tem mais vida[->8],
Nossa vida mais amores."

Estes versos, tirados da Canção do Exílio[->9], Gonçalves Dias[->10] expressam bem esse sentimento. Mais de 50 anos depois de ter sido escrita, estes versos foram aproveitados no Hino Nacional!

O nacionalismo romântico se manifestava principalmente em alguns temas[->11], como a valorização de nossa natureza e a...
tracking img