Romantismo poesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.E.F.M. Alice Holzmeister
2º ANO DO ENSINO MÉDIO

DANUZA LAUVRES
KARINA BARTH FERRO
LORRAYNE HELL

ROMANTISMO
CASIMIRO DE ABREU


SANTA LEOPOLDINA
2012

Romantismo
O Romantismo foi um movimento artístico e literário, que originou-se na Europa em medados de 1800. Podem ser considerados três países como o berço do Romantismo, são eles, Inglaterra, Alemanha e Italia, mas é naFrança em que tem-se mais destaque, pois foram os artistas franceses que espalharam essa arte pela Europa e América.
O Romantismo se expressou primeiro na literatura e filosofia, e depois nas artes plásticas. A literatura romântica, abarcando a épica e a lírica, foi um movimento de vanguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época, ao contrário das artes plásticas, quedesempenharam um papel menos vanguardista. Foi um período fortemente influenciado pelo Iluminísmo e pela libertação da Revolução Francesa.
Romantismo em Portugal
Houve vários fatores que influenciaram, o Romantismo surgiu em um período em que Portugal estava passando passando por momentos difíceis, houve a ascensão da burguesia, queda do absolutismo e emergência do liberalismo, a vinda da família realpara o Brasil, pois Napoleão invade Portugal.
Depois de expulsar os franceses, Portugal é fortemente influenciado pelos ingleses, gerando um clima de dominação estrangeira no país lusitano.
A Independência do Brasil e a Constituição portuguesa em 1822 causaram respectivamente reflexos de perdas econômicas e um caráter liberal na vida política e social portuguesa.
As principais característicasdesse período são:
* Subjetivismo: o autor aproxima os assuntos da fantasia, fala como ele se sente.
* Sentimentalismo: eles agiam pela intuição, tudo que era provocado pelo impulso era permitido.
* Culto ao fantástico: a presença do mistério, do sobrenatural, representando o sonho, a imaginação.
* Idealização: motivado pela fantasia e pela imaginação, o artista romântico passa aidealizar tudo; as coisas não são vistas como realmente são, mas como deveriam ser segundo uma ótica pessoal.
* Egocentrismo: cultua-se o "eu" interior, atitude narcisista, em que o individualismo prevalece.
* Escapismo psicológico: O romântico não aceita a realidade, então ele procura “fugir” da realidade e refugiar-se no passado, no sonho ou na morte.
* Liberdade de criação: o escritorse aproxima da linguagem coloquial, e também abandona a metrificação dos versos.
* Medievalismo: se interessavam pela origem do seu povo, de sua língua e de seu país.
* Condoreirismo: corrente de poesia político-social, os autores defendem a justiça social e a liberdade.
* Nativismo: fascinação pela natureza. Muitas vezes, o nacionalismo romântico é exaltado através da natureza, daforça da paisagem.
* Luta entre o liberalismo e o absolutismo: poder do povo X poder da monarquia. Até na escolha do herói, o romântico dificilmente optava por um nobre. Geralmente, adotava heróis grandiosos, muitas vezes personagens históricos, que foram de algum modo infeliz: vida trágica, amantes recusados, patriotas exilados.
* Byronismo: mostra um estilo de vida e uma forma particular dever o mundo; um estilo de vida boêmia, noturna, voltada para o vício e os prazeres da bebida, do fumo e do sexo. Sua forma de ver o mundo é egocêntrica, pessimista, angustiada e, por vezes, satânica.
* Religiosidade: como uma reação ao racionalismo materialista dos clássicos, a vida espiritual e a crença em Deus são enfocadas como pontos de apoio ou válvulas de escape diante das frustrações domundo real.
* Nacionalismo: é a exaltação da Pátria, de forma exagerada, em mostram apenas as qualidades.
* Pessimismo: também conhecido como o "mal-do-século". O artista vê-se diante da impossibilidade de realizar o sonho do "eu" e, desse modo, cai em profunda tristeza, angústia, solidão, inquietação, desespero, frustração, levando-o, muitas vezes, ao suicídio, solução definitiva...
tracking img