Romantismo obra 'til'

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROMANCE: Como ler?

TIL - José de Alencar

1)-Ação

Til,de José de Alencar,é uma obra caracterizada como romance-novela;possui uma dramaticidade dinâmica.Sua temática é baseada na época do Brasil Colonial.Embora não tendo,uma sequência cronológica dos fatos, o romance possui coerência e coesão que torna o drama compreensível, porém exigindo do leitor muita atenção para não se perder nodecorrer da narração que torna o romance muito movimentado e em um pequeno espaço de tempo cria inúmeros acontecimentos envolvendo muitos personagens.Há uma pequena intertextualidade com as tragédias gregas ao narrar a “Ave-Maria”,muitas mortes e muitos órfãos interligando assim vários núcleos existentes no enredo: A família de  Guedes,a família de D.Tudinha, Luiz Galvão,  o Tinguá e ainda os capangas: Jão Fera e Gonçalo Pinta.

2)                          Lugar

Tudo acontece em um lugar chamado Santa Bárbara, próximo a Campinas no estado de São Paulo, mas o romance faz referência também à cidade de Itu; à Vila de Piracicaba e à fazenda do Limoeiro. A floresta, assim como o bar à beira da estrada,o Bacorinho e o lugar chamado Ave-Maria são recursos particulares dentro do romance. Ossentimentos que o romance causa no leitor são: Piedade, indignação e choro e algumas vezes satisfação quando há uma vingança. O autor se mostra um artista da palavra quando através dela utiliza de vários adjetivos para reforçar característica das personagens e lugares fazendo o leitor “viajar em imaginação na história”, e também quando toca o emocional do leitor.

3)                          TempoO narrador utiliza disfarces físicos e mudança de nomes em seus personagens. De acordo com a chegada de cada personagem na trama, o tempo é manejado pelo narrador que torna o tempo passado sempre presente. Portanto o tempo  predominante é o psicológico.

4)                          Personagens

Personagens planas- Não tem iniciativa,não tem ação significativa no romance.(Linda, Miguel, D.Ermelinda, Besita e  D. Tudinha).

Personagens redondas- Tudo gira em torno da personagem principal
(Berta).
Jão Fera- Ação de heroísmo.

5)                          Trama
   O romance é a história de Berta, uma menina que fica órfã ainda bebê; sua mãe é assassinada pelo próprio marido, por ciúme ao saber que não era pai da criança. A menina cresceu inocente de sua própria história e era umapessoa muito amável, justa e bondosa. Vivia com D.Tudinha, uma senhora que a adotou e a amamentou  junto com seu filho Miguel. Berta era muito amiga de Afonso e Linda, ambos, filhos de Luiz Galvão: grande fazendeiro, e D. Ermelinda. Jão Fera é um personagem muito importante na trama,pois ele no início é um “bandido”, assassino e cruel. No decorrer da novela, ele vai se revelando como um herói. Eleé um guardião para Berta pois desde quando ficou órfã, ele a defendera e continuava sempre por perto. Berta era muito amada por Miguel e Afonso; mas não se decidia por nenhum, pois Linda era apaixonada por Miguel e sua grande amiga. Berta chega a convencer Miguel a namorar Linda, embora sinta ciúme. Til,é um apelido que a própria Berta se dá para facilitar o aprendizado de Brás, pois era osímbolo que ele mais gostava no alfabeto. Por ser deficiente, Brás não conseguia aprender com clareza e por isso apanhava de palmatória nas aulas, e só Berta conseguiu ensiná-lo. Portanto eis o nome da obra. O romance não se enquadra na característica linear ou progressivo e sim como vertical ou analítico, pois dá  maior ênfase aos personagens e no drama que eles vivem. Exemplo: Berta é tão marcada porsua história quando a descobre, que decide não aceitar a paternidade de Luiz Galvão e sua riqueza e fica com D.Tudinha, cuidando dos excluídos a sua volta.

6)                          Verossimilhança

A ação dos personagens têm grande importância dentro do romance, pois são eles e principalmente Jão Fera,que faz a novela acontecer,ele possui um heroísmo fantástico,exemplo: Consegue vencer...
tracking img