Romantismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade São Judas Tadeu
Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação
Curso: LETRAS
Disciplina: Literatura Brasileira


Contexto histórico cultural:

Na Inglaterra, no século XVII, o adjetivo romântico refere-se a tudo que lembra as ações fantásticas e irreais dos romances de cavalaria. No século seguinte, na França, romântico aplica-se às paisagens selvagense pitorescas. Pitorescas na medida em que têm efeito de um quadro. E finalmente, na Alemanha, romântico identifica uma nova tendência artística, em oposição ao classicismo. No século XIX, forja-se, na França, a palavra romantismo e, na Itália, romanticismo.
As origens do movimento romântico encontram-se na Escócia e na Prússia, portanto nos países anglo-saxônicos. Estes, apenasindiretamente vinculados à cultura clássica greco-latina, puderam a um só tempo reagir contra ela e buscar nas próprias raízes históricas e étnicas o impulso de autenticidade que originaria o Romantismo. A Escócia, geograficamente separada da Grã-Bretanha pelas montanhas Cheviots, manteve-se autônoma na sua língua e tradições até os princípios do século XVIII, quando entrou a receber, por via inglesa, ocontágio do Classicismo francês. Pouco tempo se passou antes que se processasse uma espécie de revolta contra a invasão despersonalizante, iniciada por Allan Ramsay (1686-1758) e as suas antologias de baladas escocesas, seguidas por The Gentle Shepherd (1725), na qual anuncia o gosto da poesia baseada no sentimento da Natureza, exemplo logo imitado e desenvolvido por James Thomson (1700-1748), autorde The Seasons, Edward Young (1683-1765), autor de The Complaint, or Night Thoughts on Life, Death and Immortality (1742-1745), etc. Em 1760, apareceu a suposta tradução em prosa dos poemas de Ossian, bardo escocês do século III, empreendida por James Macpherson (1736-1796). Mercê do profundo impacto causado, novas “traduções” foram sendo publicadas e disseminadas pela Europa, estimulando umasérie de êmulos fanáticos que abafavam as poucas vozes discordantes. Até que se descobriu não passar tudo de brilhante mistificação (o autor das composições era o próprio Macpherson), mas demasiado tarde: as canções, que mostravam uma Idade Média misteriosa, sobrenatural, haviam exercido um influxo irreversível, que colaborou energicamente para que a Literatura Inglesa evoluísse na direção doRomantismo.
Contemporaneamente, a Prússia vivia sob a influência francesa e inglesa. Em 1732, Haller (1708-1777) publicava os Poemas Suíços, marcados de sentimento pela Natureza; em 1748, Klopstock (1724-1803) lança A Messíada, de feição mística, imaginativa e sentimental. A irrupção, nessa altura, do Iluminismo germânico (Aufklärung), acentuava o clima de insatisfação perante o afrancesamento dacultura alemã, assinalado ainda pelo aparecimento de obras como Idílios (1756-1762), de S.Gessner (1730-1788), Fragmentos acerca da Literatura Alemã Moderna (1767), de Herder (1744-1803), etc. Finalmente, em 1770 surgiu o grupo do Sturn und Drang (tempestade e violência), caracterizado pela fase de explosões de paixões onde os leitores punham termo à vida. O Romantismo na literatura toma a formadefinitiva na obra de Goethe (Werther,1774), na Alemanha. Na Grã- Bretanha, são Southey e Wordsworth os escritores mais influentes. A partir de1802, na França, Chateaubriand representou o papel de centro definidor e irradiador do movimento (a Portugal, chegou em 1825, ao Brasil, em1836), tendo como continuadores nomes como Lamartine e Hugo. Paralelamente ao romantismo literário, o romantismo nasartes plásticas surge como reacção ao neoclassicismo da escola de David. Essa reação materializa-se nos trabalhos de alguns pintores como Gros e Delacroix.
[pic]
De modo amplo, o Romantismo participa de um ciclo novo de cultura e civilização, marcado pelo apogeu do processo de transferência da liderança da aristocracia para a burguesia. Esse processo se deflagrou com maior intensidade...
tracking img