Romantismo no brasil e gramatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Presidente Médici
Aluna: Allynne Pattrycia de Souza 3° H

Romantismo no Brasil e Gramatica

Cuiabá/MT
2012
Escola Estadual Presidente Médici
Aluna: Allynne Pattrycia de Souza 3° H

Romantismo no Brasil e Gramatica
Trabalho para Obtenção de nota do 2° Bimestre, para a matéria de Português, com o tema da Pesquisa Dependência de Língua Portuguesa do, Sob a Orientação doProfessor André.

Cuiabá/MT
2012
INTRODUÇÃO

O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistasfranceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.

LITERATURA

ROMANTISMO NO BRASILCONTEXTO HISTÓRICO:
A Independência é o principal fato político do século 19 e vai determinar os rumos políticos, econômicos e sociais do Brasil até a Proclamação da República (1889). Merece destaque também o Segundo reinado, em que o país conheceu um período de grande desenvolvimento em relação aos três séculos anteriores. Apesar disso tudo, o Brasil continuou um país fundamentalmente agrário,cuja economia se baseava no latifúndio, na monocultura e na mão de obra escrava.
PRINCIPAIS CARACTERÍTICAS DAS 3 GERAÇOES: NACIONALISTA, ULTRA ROMANTICA E CONDOREIRA.
* 1° Geração: conhecida também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como “bom selvagem" e, portanto, osímbolo cultural do Brasil, e também a Exaltação da natureza, sentimentalismo e a religiosidade são algumas das características marcantes da chamada geração indianista. Destacam-se nesta fase os seguintes escritores: Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.

* 2° Geração: conhecida como Mal do século, Byroniana ou fase ultra-romântica. Os escritores destaépoca retratavam os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade, as características dessa época eram Negativismo, desilusão, tédio e dúvida. A fuga da realidade é um dos temas preferidos que se manifesta na exaltação da morte e nas virgens sonhadoras. Muitos escritores deste períodomorreram ainda jovens. Podemos destacar os seguintes escritores desta fase: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.

* 3° Geração: conhecida como geração condoreira, poesia social ou hugoana. Textos marcados por crítica social. Castro Alves, o maior representante desta fase, criticou de forma direta a escravidão no poema Navio Negreiro.

PRINCIPAIS AUTORES:
GONÇALVES DIASVIDA: Gonçalves Dias nasceu em Caxias Maranhão no ano de 1823, filho de português e uma mestiça. Foi para Coimbra em 1838 onde estudou Direito, após formar-se voltou para o Brasil e dedicou-se ao jornalismo, trabalhou como professor de latim e na Secretaria de Negócios Estrangeiros. Morreu num naufrágio, voltando da Europa, a bordo do Ville de Boulogne, à vista do Maranhão. Foi o precursor doIndianismo na poesia e produções do Romantismo brasileiro, retratou as tradições indígenas (personagens, ritos, lendas) no âmbito artístico de forma épica. Utilizou-se também do Medievalismo em textos como Sextilhas de Frei Antão, e do lirismo amoroso em excelentes produções da língua portuguesa.
OBRAS: Principais Obras Literárias: na poesia, 1843 – Canção do exílio, 1846 – Primeiros cantos,...
tracking img