Aspectos da obra camiliana
Evolução literária

Castelo Branco é um autor muito prolífico. Escreve ensaio, poesia, teatro, romance, contos, crítica literária, investigação histórica, artigosjornalísticos... Mas é no romance onde mais de estende.
Camilo cultivou a novela histórica, de aventuras, de humor e sátira, e a passional. As duas últimas espécies têm mais interesse que as outras,principalmente a novela passional, em que o prosador se tornou um autêntico mestre. Camilo escreveu considerável quantidade de narrativas, das quais as mais conhecidas são: Carlota Ângela (1858), Amor dePerdição (1862), A Doida do Candal (1867), Onde Está a Felicidade? (1856), Um Homem de Brios (1856), Memórias de Guilherme do Amaral (1856). O novelista seleciona os personagens na burguesia da época,ocupada com os problemas de amor, do dinheiro e da honra. Na maioria das vezes, o enredo gira em torno de duas criaturas inflamadas por uma paixão superior à vontade e às conveniências de família ou declasse social. Armada a equação sentimental, o escritor mostra que, no geral, a força da sociedade vence o par de transgressores, seja conduzindo-os à morte, à loucura, ao suicídio, seja obrigando-osa respeitar a moral vigente (Amor de Salvação, 1864). Sabiamente, Camilo altera sempre a intriga das novelas, tendo em vista um único alvo: entreter o leitor burguês. No fim da vida, o autor compôsquatro romances à moda naturalista para satirizar a corrente implantada pelo francês Émile Zola, e acabou criando algumas de suas obras capitais.

Há uma evolução na obra de Castelo Branco:
a) DoRomantismo ao Realismo.
b) Temática:
Nos primeiros tempos, a partir do sucesso da novela Maria! Não me mates, que sou tua mãe! Há predileção pelo tema do “terror grosso”, próximo ao romance negro. Sãoobras, pode que condicionadas pelo mercado, que tentam manter uma emoção exagerada, “morbo” (persecuções sádicas, personagens de carácter arrebatado e violento, sequestros e raptos, catástrofes... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Romantismo em portugal - aspectos da obra camiliana & a novela camiliana - camilo castelo branco. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Romantismo-Em-Portugal-Aspectos-Da/1005546.html

MLA

"Romantismo em portugal - aspectos da obra camiliana & a novela camiliana - camilo castelo branco" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Romantismo-Em-Portugal-Aspectos-Da/1005546.html>.

MLA 7

"Romantismo em portugal - aspectos da obra camiliana & a novela camiliana - camilo castelo branco." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Romantismo-Em-Portugal-Aspectos-Da/1005546.html>.

CHICAGO

"Romantismo em portugal - aspectos da obra camiliana & a novela camiliana - camilo castelo branco." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Romantismo-Em-Portugal-Aspectos-Da/1005546.html.