Romantismo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são gerações Românticas?
As gerações românticas são autores que produziram suas obras literárias, como contos, poemas e romances a partir da perspectiva romântica do século 19. Incorporaram uma temática e características específicas, como o sonho, natureza, amor, sofrimento, êxtase e a idealização, algumas delas têm a influência da perspectiva romântica europeia.
Poesia Romântica:
1º-Geração, mais conhecida como nacionalista, tem como principais características, a consciência partilhada por um grupo de indivíduos que se sente ligado a uma terra, é marcada por eventos (gloriosos ou trágicos), também é expresso através do indianismo. A uma característica religiosa embasada no cristianismo, isto é, uma nítida reação do racionalismo materialista do século anterior, procurandorefletir sobre até que ponto as leis da igreja podem se contrapor às leis do coração. O saudosismo manifesta a frequente lembrança da infância. O indianismo é uma manifestação que define o ponto de vista nacionalista O índio estava dentro de Gonçalves Dias, em seu sentimento, na sua imaginação poética, criando assim um herói nacional.
Os principais poetas são Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias.Um trecho que exemplifica e caracteriza essa geração nacionalista e saudosista, é um trecho da “Canção do Exílio”.
“Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá”. Este trecho exemplifica bem uma visão nacionalista e saudosista, pois como o nome já nos diz, o poeta está exilado, assim demonstra uma saudade de sua pátria, e uma visão nacionalista.2ºGeração- Ultra-romantismo é uma geração onde a postura exagerada, associada ao arrebatamento sentimental, tendo assim uma visão de medo, desejo e culpa. Seu tema preferido é a fuga da realidade. A poesia é intimista e egocêntrica. Tem como características o egocentrismo, ou seja, achar que o seu ego (eu) é o centro do mundo, que tudo gira em torno da pessoa. Outras características presentes napoesia da segunda geração é o “Locuhorrendus”, sendo o cenário preferido dos poetas ultra-românticos, com uma natureza soturna.
3ºGeração- Condoreira trata de problemas sociais, isto absorveu a atenção dos poetas, tem como características a poesia social, comprometido com as causas abolicionistas e republicanas. Os poetas dessa terceira geração sentem que é mais do que necessário deixar o choro e amelancolia de lado e se engajar numa luta social, tendo a poesia como espada afiada, que tocava o povo no íntimo. Essa terceira geração, na verdade, já era o início da transição do Romantismo para o Realismo, em que a crítica social passa a ser uma das características mais marcantes. Nelas também apresentam uma característica sentimentalista, de evasão e idealização.
O principal poeta é CastroAlves.
Prosa Romântica
José de Alencar tem como característica:
O romance urbano, onde ele analisa com certa profundidade o contexto social. Tem o objetivo de captar o conflito do espírito nacional em face de influências estrangeiras, aquele meio urbano no qual a mentalidade nacional em formação ia recebendo aos poucos assimilando os exemplos que lhe chegavam de fora. Um exemplo disto é na obra“Senhora” onde é abordado o tema do casamento por interesse, independência feminina e outros contextos sociais.
O Romance regional tem a missão de dar ao país uma visão sobre si mesmo, busca compreender e valorizar as diferenças étnicas, linguísticas, sociais e culturais. Dentro de cada região, seria focalizado o aspecto interior, a vida agrícola e pastoril com suas peculiaridades, seus hábitos,costumes e tradições, abandonando o aspecto urbano das capitais.
O Romance indianista traz o bom selvagem de Rousseau, partindo do principio que o homem é originalmente puro. O romance tenta definir a etnia brasileira, esse representado pelo índio, pois o Brasil tenta achar um herói para lhe representar para o mundo, o Brasil tenta divulgar o índio como elemento definidor da identidade...
tracking img