Romanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Romanos é a epistola de Paulo mais longa, mais teológica e mais influente. Talvez por esta razão tenha sido colocada em primeiro lugar entre a epistola do apostolo.

Nesta epistola como todas as outras são iniciadas com uma saudação indicando o seu servir a Jesus Cristo.

Romanos é a epistola mais completa que o apostolo Paulo escreveu, nesta carta Paulo fala da:

Obediência da Fé:Para ele a natureza da fé salvifica deve ser determinada por seu propósito inicial. Unir nossa vida com Deus, através de Jesus Cristo, em amor, devoção, gratidão e obediência.

Idolatria e depravação: A ira de Deus é uma expressão da sua justiça e do seu amor. É a indignação pessoal de Deus e sua reação imutável diante de todo pecado causado pelo comportamento iníquo do ser humano e nações e pelaapostasia e infidelidade do seu povo.

A impiedade e justiça: No próprio inicio do seu tratado sobre a salvação, Paulo esclarece uma verdade fundamental no tocante ao modo de Deus lidar co a raça humana no seu todo. Deus castiga os malfeitores e recompensa os justos (são os que foram justificados na fé em Cristo e perseveram em fazer aquilo que é certo, segundo o padrão divino).

Circuncisão: Éuma referencia à obra da Graça de Deus no coração do crente, que o torna co-participante na natureza divina e a capacidade a viver uma vida pura, separada do pecado, para a glória de Deus. Sendo assim, um santo viver é o sinal externo de que estamos sob a nova aliança.

Glorificação nas tribulações: Paulo alista “tribulação” como uma das bênçãos da salvação em Cristo. A tribulação ao invés de noslevar ao desespero e a paciência, e a paciência produz a experiência e a experiência resulta numa esperança madura que não decepciona.

Pecado e graça: O pecado é a corrupção moral nos seres humanos, opondo-se a todas as vontades humanas sadias. Ele nos leva tanto a deleitar-vos entregamos a ele. O pecado esta arraigado nos desejos humanos. O pecado foi introduzido por Adão na raça humana e afeta atodos, resulta em julgamento divino, leva a morte física e espiritual e o seu poder somente pode ser dominado pela fé em Cristo e por sua obra redentora pela humanidade.

Velho homem... Corpo de pecado: Paulo emprega aqui duas expressões bíblicas: (1) o velho homem, que se refere ao eu irregenerado do crente, à pessoa que ele era antigamente, a vida que antes ele vivia no pecado. Esse eu foicrucificado com Cristo na cruz, afim de que o crente receba um, a nova v da em cristo e seja um “novo homem”. (2) Corpo do “pecado” se refere ao corpo humano controlados pelos desejos pecaminosos. Sua escravidão ao pecado já foi abolida na conversão. Doravante, o crente não deve permitir que sua antiga maneira de viver volte a dominar sua vida e seu corpo.

Mortos para a lei: Já não dependemos dalei e dos sacrifícios do AT para sermos salvos e aceitos diante de Deus. No versículo 13-20 do capitulo 7, Paulo retrata um estado de escravidão ao pecado, porque a lei, uma vez conhecida, traz inconscientemente o pecado para a consciência e assim, o individuo passa a ser realmente um transgressor. O pecado se torna seu senhor, embora ele se esforce para resistir-lhe.

A lei do espírito: O EspíritoSanto entra no crente e o liberta do pecado. A lei do Espírito entra em plena operação, à medida que os crentes se comprometem a obedecer ao Espírito Santo (VV.4, 5, 13,14) descobrem que um novo poder opera dentro deles; poder este que os capacita a vencer o pecado. A “lei do pecado e da morte”, neste versículo, é o poder dominante do pecado, que faz da pessoa uma escrava do pecado (7.14),reduzindo a miséria (7.24).

As aflições: Todos os sacrifícios do momento enfermidade, dor calamidade, decepção, pobrezas, maus-tratos, tristezas e todos os tipos de aflições devem ser considerados insignificantes ante a benção, os privilégios e a glória que serão concedidos ao crente fiel na era vindoura.

A incredulidade de Israel: A preocupação e tristeza incessante de Paulo pelos que estão sem...
tracking img