Romanceiro da inconfidencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio da Univille

Romanceiro da Inconfidência

Joinville 2011

Rafael Brandalise Souza
Gisele Aparecida Modesto de Oliveira

Romanceiro da Inconfidência

Trabalho de Português
3º Ano do Ensino Médio, Colégio da Univille
Professora Marilene de Fatima Pereira Gerent

Joinville 2011

Sumario

Capa........................................................................... 1Folha de rosto............................................................ 2
Sumario..................................................................... 3
Introdução................................................................. 4
Vida de Cecília............................................................ 5
Romanceiro da inconfidência.................................... 7Conclusão................................................................. 13
Referencias Bibliográficas........................................ 14

Introdução

Nesse trabalho iremos abordar a vida e algumas obras de Cecília Meireles. Em especial o livro “Romanceiro da Inconfidência”, publicado em 1953, é um longo poema narrativo, que procura na História da pátria sua matéria inspiradora. Nessa obra, CecíliaMeireles procura evocar os tempos de ouro de Minas Gerais e da Inconfidência Mineira [1789]. De todas as publicações da autora, o Romanceiro da Inconfidência é a única que mostra o rompimento do próprio "eu", criando uma poesia menos pessoal, mais identificada com o mundo exterior que propriamente com o universo íntimo e secreto da artista. Mesmo assim, em alguns momentos percebe-se claramentecertas projeções subjetivas, que rompem com a mera retratação de cena ou de fatos verídicos.
Assim nesse trabalho temos a pretensão, de mostrar o quanto foi importante esta grande escritora, e ainda sua contribuição para a identidade nacional.

Cecília Meireles
"...Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda..."(Romanceiro da Inconfidência)

Dia 7 de Novembro de 1901 nasce Cecília Meireles filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles D. Matilde Benevides Meireles no Rio de Janeiro na Tijuca. Filha única e a única sobrevivente dos quatro filhos do casal.

(...) Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Essa foi sempre aárea de minha vida. Área mágica, onde os caleidoscópios inventaram fabulosos mundos geométricos, onde os relógios revelaram o segredo do seu mecanismo, e as bonecas o jogo do seu olhar. Mais tarde foi nessa área que os livros se abriram, e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses doistempos de vida, unidos como os fios de um pano."
Tendo feito aos 9 anos sua primeira poesia, estreou em 1919 com o livro de poemas Espectros, escrito aos 16 e recebido com louvor por João Ribeiro. Conclui seus primeiros estudos — curso primário — em 1910, na Escola Estácio de Sá, ocasião em que recebe de Olavo Bilac, Inspetor Escolar do Rio de Janeiro, medalha de ouro por terfeito todo o curso com "distinção e louvor". Diplomando-se no Curso Normal do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, em 1917, passa a exercer o magistério primário em escolas oficiais do antigo Distrito Federal.
Casa-se, em 1922, com o pintor português Fernando Correia Dias, com quem tem três filhas: Maria Elvira, Maria Mathilde e Maria Fernanda, esta última artista teatral consagrada. Suasfilhas lhe dão cinco netos.
Correia Dias suicida-se em 1935. Cecília casa-se, em 1940, com o professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo.
Aposenta-se em 1951 como diretora de escola, porém continua a trabalhar, como produtora e redatora de programas culturais, na Rádio Ministério da Educação, no Rio de Janeiro (RJ).
Em 1952, torna-se Oficial da Ordem de Mérito do Chile,...
tracking img