Romance

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ULISSES ENTRE O AMOR E A MORTE": UM ROMANCE CALEIDOSCÓPICO

Após os decênios de 1930 e 1940, anos decisivos para a consolidação do modernismo, no plano da prosa de ficção, o romance brasileiro seguiu as duas conhecidas tendências tipológicas mais exploradas pelos autores da época: o romance neo-realista, de caráter social e regional, e o romance psicológico ou introspectivo.
Considerando aimpossibilidade de conciliar as diferenças internas que separam essas diretrizes, seguidas pelos principais romancistas na produção de seus textos, Alfredo Bosi (1974, p. 440) amplia o quadro, com base nas formulações de Lucien Goldman, e enquadra o romance brasileiro modernista, de 1930 aos nossos dias, em quatro tendências, “segundo o grau crescente de tensão entre o herói e o seu mundo”, asaber: romance de tensão mínima, romance de tensão crítica, romance de tensão transfigurada e romance de tensão interiorizada.
ULISSES ENTRE O AMOR E A MORTE, romance de O. G. Rego de Carvalho, (1953), segue a tendência do romance psicológico ou instrospectivo, de tensão interiorizada, em que o herói não enfrenta a antinomia eu/mundo pela ação: evade-se, subjetivando o conflito. Em outras palavras:ação, espaço e tempo são meros suportes para a construção da narrativa, uma vez que o foco de interesse não é o exterior, mas o mundo interior das personagens. A estrutura do romance compõe-se de 5 partes, todas nominadas pelo narrador. Para fins didáticos, assim as condensamos:
PRIMEIRA PARTE: Viagem de cura. (8 capítulos). Os relatos têm como cenário Oeiras. Ulisses revive as primeiras imagensda infância: a cidade em tarde de procissão; o encontro com o primo Olavo nas ruínas da antiga cadeia; o pai enfermo, que viaja para Teresina; o mutismo de José, o irmão mais velho; o namoro de tia Julinha com Dr. João da Mata; a morte do pai.
SEGUNDA PARTE: A Selga (8 capítulos). As visões do pai atormentam Ulisses. É a mãe quem lhe conta a verdade: “seu pai nos deixou desde julho”. Ulisses e airmã Anália regam o arrozal que enfeitaria o presépio de Natal. Acontece o noivado de tia Julinha com Dr. João da Mata. Ulisses é conduzido à Selga. No sítio, sustém o impulso de gritar ao ver o primo Olavo, que vai ao seu encontro. A loucura o assusta na expressão de Joana, e a esquisitice de José o inquieta; este desfaz o ninho de pombos e deixa os ovos caírem propositadamente no chão; a mãe deUlisses envia carta ao avô, comunicando que, por insistência de Anália, resolve mudar-se para Teresina.
TERCEIRA PARTE: Adolescência (9 capítulos). Na viagem para Teresina, Ulisses evoca o passado: lembra o pai que o levou para cortar os cabelos pela primeira vez; Oeiras comparece com seus morros, o riacho, a quinta; em Teresina, “Tinha o coração amargurado pelas incertezas da vida nova”; éapresentado ao primo Norberto que o acompanha ao Ateneu; as águas turvas do Parnaíba o enlevam, “contemplando a correnteza, as pequenas balsas, a ponte metálica, as quintas de Timon”; assiste as primeiras aulas do “admissão ao ginásio”. Com Arnaldo e Norberto forma um “trio”. Ao mergulhar no leito raso e arenoso do Poti, Ulisses sente uma “estranha dor no bico do peito, descobrindo-o depois levementeintumescido”; a descoberta o deixa maravilhado e põe-se a “considerar”.
QUARTA PARTE: Os pombos (10 capítulos). Ulisses conhece Conceição, por quem se apaixona; Arnaldo, primo de Conceição, envia-lhe dois pombos; José os acolhe para si. Em sonho, Ulisses vê “inúmeros pombos em revoada, por cima dos morros que cercavam Oeiras”. Na coroa do Parnaíba, Arnaldo o desconcerta com uma súbita perguntasobre sexo, que lhe traz recordações de Amélia, uma mocinha que o abraçara em Oeiras, quando tinha sete anos. Sente desejo por Conceição e nem se dá conta do desaparecimento dos pombos; percebe que “aquela tarde descortinara para si um mundo admirável”. No dia seguinte vê José que lhe revela ter sacrificado os pombos e pressente que algo estranho iria acontecer com o irmão. José tenta suicídio;...
tracking img