Romace urbano, indianista e teatro romântico

1572 palavras 7 páginas
ROMANCE URBANO
Amanda
(2° slide)Romance urbano ou de costumes tem como características a preocupação em ilustrar as paixões,os interesses e o comportamento de uma classe social específica em uma determinada época.A estrutura típica desse romance apresenta um herói e uma heroína, que se apaixonam um pelo outro e precisam superar obstáculos para viverem felizes para sempre.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
(3° slide) Logo houve o surgimento da obra "o filho do pescador, de Teixeira de Souza , sendo que a obra de maior valor dessa tendência romantica foi "a moreninha" de Joaquim Manuel de Macedo. Foi com ele e com José de Alencar que os folhetins alcançaram grande sucesso .Preservando características estruturais dos folhetins estrangeiros ,esses escritores ao falrem de amores idealizados,introduzem elementos nacionais ,como a vida na corte e os costumes burgueses.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
(4° slide) O Romantismo presente na trama desenvolvida por Macedo se manifesta em diversos aspectos da estrutura. Há a pureza do amor infantil, que se concretiza na idade aulta;há a manutenção do mistério da identidade dos amantes, que se reencontram na juventude, mas não se reconhecem; há até o traço nacionalista com a apresentaçãode uma lenda indígena,a história das lágrimas de amor de Ahy e Aoitim, que funciona como um espelho para o amor dos protagonistas. Arrematando todos esses elementos, o autor assegura o final feliz para o casal Augusto e Carolina. A moreninha traz cenas que retratam a Sociedade Carioca do século XIX, revelando seus costumes e discutindo seus valores.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
(5° slide) Devido ás elevadas taxas de analfabetismo da populção brasileira ,o número de leitores na primeira metade do séculoXIX não era

Relacionados

  • portugalbrasil
    99083 palavras | 397 páginas