Roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roma
A arte da antiga Roma, referente à época artística do Império romano do ocidente, foi muito influenciada pela cultura da Grécia antiga e também foi influenciadapelos etruscos e mais tarde pela cultura helenista e estende-se do século VIII a.C ao século IV d.C. difundindo-se por diversas expressões artísticas desde aconstrução de diversas tipologias de edifícios públicos, pintura afresco à escultura, etc. Após o reconhecido da religião cristã, o movimento artístico do paleocristianismo vaiacabar por tomar o lugar da expressão anterior. Assim como noutros pontos os Romanos, também influenciados por outros povos, especialmente os gregos, com quemcontactaram não deixaram de ser originais. Mas os Romanos pensavam de maneira diferente em relação aos Gregos que pensavam as coisas úteis devem ser belas, mas os Romanospensavam que as coisas belas deviam ser úteis.
Pintura
O Mosaico foi muito utilizado na decoração dos muros e pisos da arquitetura em geral. A maior parte das pinturasromanas que conhecemos hoje provém das cidades de Pompéia e Herculano, que foram soterradas pela erupção do Vesúvio em 79 a.C. Os estudiosos da pintura existente emPompéia classificam a decoração das paredes internas dos edifícios em quatro estilos.
Esculturas
Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas portemperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e práticos, suas esculturas são uma representação fiel das pessoas e não a de um ideal de beleza humana, comofizeram os gregos. Retratavam os imperadores e os Inícions da sociedade. Mais realista que idealista, a estatuária romana teve seu maior êxito nos retratos.
tracking img