Roma antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de historia

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=21
Roma Antiga
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: romano redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Romanos.
Nota: romana redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Romana (desambiguação).


Fórum Romano o centro político,econômico, cultural e religioso da cidade durante a República e, mais tarde, o Império, está agora em ruínas.
Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século X a.C.. Localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo.[1]
Em seus séculos de existência, acivilização romana passou de uma monarquia para uma república oligárquica, até se transformar em um império cada vez mais autocrático. O Império Romano chegou a dominar o Sudoeste da Europa Ocidental, Sudeste da Europa/Bálcãs e toda a bacia do Mediterrâneo através da conquista e assimilação.
Devido à instabilidade política e econômica interna e às migrações dos povos bárbaros, a parte ocidental doimpério, incluindo a Itália, Hispania, Gália, Britânia e África, dividiu-se em reinos independentes no século V. Esta desintegração é o marco que historiadores usam para dividir a Antiguidade da Idade Média.
O Império Romano do Oriente, governado a partir de Constantinopla, surgiu depois que Diocleciano dividiu o império em 286 e sobreviveu a essa crise. Compreendia a Grécia, Balcãs, Ásia Menor,Síria e Egito. Apesar da posterior perda da Síria e do Egito para o Império Árabe-Islâmico, o Império Romano do Oriente continuou existindo por mais outro milênio, até que seus restos foram finalmente anexados pelo emergente Império Otomano. Este estágio oriental, cristão e medieval do império é geralmente chamado de Império Bizantino pelos historiadores.
A civilização romana é muitas vezes agrupadana "antiguidade clássica" com a Grécia Antiga, uma civilização que, junto com a civilização etrusca e as muitas outras civilizações que os romanos conquistaram e assimilaram, inspirou grande parte da cultura da Roma Antiga. A Roma antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do direito, governo, guerra, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião e da linguagem no mundo ocidental esua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo de hoje.
Índice
[esconder]
• 1 História
o 1.1 Monarquia
o 1.2 República
o 1.3 Império Romano
• 2 Sociedade
o 2.1 Casamento
o 2.2 Terra e propriedade
o 2.3 Força militar
o 2.4 Engenharia, arquitetura e tecnologia
• 3 Cultura
o 3.1 Língua
o 3.2 Religião
 3.2.1 Conversão ao cristianismo
o 3.3 Arte
• 4 Ver também
• 5Referências
• 6 Bibliografia
• 7 Ligações externas

[editar] História
Ver artigo principal: História de Roma
Ver página anexa: Cronologia da Roma Antiga


De acordo com a lenda, Roma foi fundada em 753 a.C. por Rômulo e Remo, que foram criados por uma loba.
Os antigos povos que habitavam a região do Lácio, nas proximidades de Roma, desenvolveram uma economia baseada na agricultura enas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários). O sistema político era a monarquia: a cidade era governada por um rei, originalmente de origem latina, porém os últimos reis do período monárquico foram de origem etrusca.
Os romanos deste período eram politeístas, venerandodeuses semelhantes aos dos gregos (embora com nomes diferentes). Os gregos também influenciavam, juntamente com os etruscos, as primeiras formas de arte realizadas pelos romanos deste período.
Conforme a versão lendária da fundação de Roma, relatada em diversas obras literárias romanas, tais como a Ab Urbe condita libri[2] (literalmente, "desde a fundação da Cidade"), de Tito Lívio, e a Eneida,...
tracking img