Românico

Páginas: 46 (11281 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2011
ROMÂNICO

(Inicio Séc. XI até XIII / XIV, na Europa)
- 1ª Arte de caracter universal, em toda a Europa
- Resulta de uma época em que a Europa está estável e com boas condições de vida, o que vai possibilitar o surgimento / desenvolvimento de uma Arq. complexa (difícil e cara), que inventou por exemplo as abóbadas de pedra, sendo neste período que se inicia a construção de grandes catedraispor toda a Europa.
- É divulgado por toda a Europa, através dos peregrinos. Estas peregrinações, possíveis devido à pacificação dos países europeus, para além de servirem de meio de promoção e divulgação do Românico entre os vários países, provocaram a construção de diversas obras religiosas, como mosteiros e conventos, que apoiavam os peregrinos e cujos edifícios simultaneamente divulgavam oRomânico.

Península Ibérica:
- Estava menos calma / instável devido à presença de árabes desde o séc. VII
- A partir do séc. XI os países europeus, principalmente a França, apoia os países ibéricos a defenderem-se e reconquistar território aos muçulmanos. A partir da 1ª metade do séc. XII a história de Portugal é definida pela luta de independência (em relação a Castela) e reconquista doterritório (em relação aos mouros). A luta por independência colocou ao longo dos anos problemas nas fronteiras de Portugal.
- Neste contexto, a entrada do românico na península ibérica, e particularmente em Portugal foi muito complicada, dado que não podia realizar-se peregrinações.

- No românico existem 2 tipos de Arq.:
* Arq. Militar: Castelos
* Arq. Religiosa: Igrejas /Catedrais
- Em Portugal, antes das igrejas, a maior preocupação é defender as fronteiras, e por isso construem-se castelos, ao mesmo tempo que se busca aumentar e melhorar os já existentes.
- Um Castelo pressupõe sempre um aglomerado urbano e uma cintura de muralha a protegê-la. Dentro da zona fortificada, tem que haver zonas de fuga (túneis subterrâneos), poços, zonas de recolha de água,entre outros.
- Desde o Minho pelo sul abaixo foram construídos uma sucessão de Castelos, que teriam de possibilitar o contacto visual entre si (de modo a comunicar, em caso de emergência, com contactos com espelhos), isto num país pequeno, com pouca população e pobre, o que levou a privilegiar-se o fundamental: construções militares. Só depois vêm as construções religiosas.
- O 1º edifícioromânico foi construído em 1080 (séc. XI), sendo os restantes realizados entre o séc. XII e XIII.
- Este estilo arquitectónico chegou a Portugal através das peregrinações, dado que o norte da Península estava um pouco mais pacificado e seguro, após a construção do Santuário de Santiago de Compostela. Para o nosso país vieram também as ordens religiosas divulgadoras do românico: a ordem de Cluny (maisricos) e a ordem de S. Bento (mais pobres). Os S. Beneditenses vieram para Portugal em maior número, sendo mais modestos que os clunienses. As ordens militares, como os templários, hospitalários, entre outros, também vieram para Portugal, construíndo vários edifícios de modo a ajudar Portugal na luta contra os mouros.
- Na arq. Românica Religiosa portuguesa existem 2 tipos de edifícios:
-Grandes Igrejas / Sés ou Catedrais:
* São os edifícios de maiores dimensões e que se assemelharão aos edifícios estrangeiros. Possuem abóbadas de berço e poucas aberturas (janelas).
* Das Sés (de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa) poderemos dizer que são subsidiárias do santuário de Santiago de Compostela. Este santuário, por ser um local de peregrinação, possuí um deambulatório, que asSés portuguesas também possuem, mas dado que não são de peregrinação a sua existência deverá ser influência do Santuário.
* Estas Catedrais portuguesas são mais baixas que as internacionais. Embora o sistema construtivo não permitisse uma grande escala, as dos países estrangeiro eram altas (em França, por exemplo, têm 3 andares) enquanto em Portugal são mais modestos (não passam dos 2...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o romanico
  • Romanico
  • Romanico
  • Românico
  • românico
  • castelos romanicos
  • rota do românico
  • Filologia do Românico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!