Rolos do mar morto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os manuscritos do Mar Morto

Foi no inicio de 1947 que um pastor árabe encontrou numa gruta do mar Morto, vasos que continham sete antiqüíssimos pergaminhos.
Este acontecimento fortuito deu lugarà mais sensacional descoberta no campo da arqueologia bíblica.

Manuscritos do Livro de Isaías cuja antigüidade era superior a mil anos constituíam as primeiras de uma serie de descobertas detextos que se verificou formarem a biblioteca de uma comunidade monástica judaica que viveu antes da época de Cristo e durante os primeiros anos da era cristã.

A relevância da descoberta destesmanuscritos na região do mar Morto ofereceu aos investigadores um material riquíssimo para o estudo das seitas judaicas, das comunidades monásticas judaicas e das origens do cristianismo.

Qumrãn ficavanuma área deserta a cerca de 128 quilômetros de Jericó, foi fundado acerca de 130 a.C., por um grupo religioso que se separou do judaísmo contemporâneo.

Os escritos dos rolos do mar Morto,mostraram-se extremamente relevantes para o estudo dos períodos intertestamentário e cristãos primitivos.

Em 1947, um jovem pastor beduíno estava procurando um animal perdido nas encostas escarpadas doWadi Qumran, a noroeste do mar Morto, quando então encontrou vários vasos cheios de rolos antigos de couro, junto com outros fragmentos de manuscritos.

Foram feitas tentativas de vender os rolos aum antiquário em Belém, e em determinada época os rolos foram separados em dois grupos para serem reunidos apenas muitos anos mais tarde.


Enquanto isso, eruditos judeus e americanos haviamdescoberto que os manuscritos eram pelo menos mil anos antigos que os primeiros manuscritos conhecidos da bíblia hebraica.

Os rolos formavam a biblioteca da comunidade de Qumrãn. Pesquisas cuidadosas em11 cavernas e outros lugares próximos ao sítio permitiram recuperar cerca de quinhentos documentos, a maioria em fragmentos.

Cerca de cem desses rolos são livros do Antigo Testamento em hebraico,...
tracking img