Roland barthes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Roland Barthes

Roland Barthes nasceu em 1915, em Cherburgo, mas foi em Paris que fez os seus estudos liceais e universitários. No final dos anos 30, termina a sua licenciatura emClássicas, funda o Grupo de Teatro Antigo (com o qual viaja à Grécia) e obtém um diploma de Estudos Superiores sobre a tragédia grega. Em 1943 recebe o último certificado delicenciatura em Gramática e Filologia e, após 5 anos de permanente estadia em sanatórios devido a uma lesão pulmonar, estabelece-se como bibliotecário-adjunto e, depois como professor, noInstituto Francês de Bucareste e como leitor na Universidade desta cidade.

De 1952 a 1962 foi sucessivamente leitor na Universidade de Alexandria, no Egipto, estagiário deinvestigação no CNRS, no campo da lexicologia, conselheiro literário nas Editions de l’Arche e agregado de investigação no CNRS, no campo da Sociologia. Já no início da década de 60,colaborou na VI Secção da École Pratique des Hautes Etudes, como chefe de trabalhos, no âmbito das ciências económicas e sociais, e foi director de estudos, na mesma Escola, referentes à“sociologia dos signos, símbolos e representações”. Em 1974 é proferida a “Lição de Abertura”, da cadeira de Semiologia Literária, no Colégio de França (publicada sob o título de Lição).Roland Barthes faleceu no dia 23 de março de 1980, em Paris.

Linguista, semiólogo e crítico, Roland Barthes, figura destacada do movimento estruturalista, classificou o seupróprio trabalho como o de um «ser da linguagem»: “É a linguagem, em todos os níveis (da frase ao discurso) e através das diversas formas (artes, literaturas, sistemas), que sempre me teminteressado, que eu sempre tenho desejado.”

Nasceu a 12 de Novembro de 1915 , Cherbourg, França

referencias :http://www.sitiodolivro.pt/pt/autor/roland-barthes/22699/
tracking img