Roger agnelli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DO CASO

Roger Agnelli e a CVRD


Criada em 1942, durante o governo Vargas, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) representava os interesses nacionais na exploração das minas de ferro de Minas Gerais. Como empresa estatal, a Vale do Rio Doce desenvolveu um processos de gestão extremamente burocrático, até a alocação de recursos e a nomeação de diretores eram influenciadas porautoridades políticas, limitando assim, suas possibilidades de crescimento.

Em 1997, a CVRD foi privatizada no Programa Nacional de Desestatização. As deficiências da empresa eram muitas, e vence-las demandaria de seus novos administradores, entre eles estava Roger Agnelli. Agnelli soube cultivar uma rede de relacionamento interpessoais, conquistando sua admiração e proteção, e suas palavras eramcapazes de influenciá-las, o que demonstrava desde logo sua vocação para a liderança. Em 2001 chegou a presidência da Vale do Rio doce.

Após a privatização da CVRD, a capacidade de negociação de Agnelli foi posta à prova, era preciso solucionar rapidamente os impasses entre os sócios da organização. Uma de suas primeiras medidas foi criar um plano estratégico. O projeto focava em concentrar asatividades na sua principal área de atuação, ou seja, na mineração. Outra medida também adotada por Agnelli, era a venda de negócios sem ligação com o setor de mineração. Agnelli buscou tornar a CVRD mais eficiente e produtiva, agilizando os processos, intensificando a comunicação entre os setores e adotando uma estratégia simples e suficiente para que todos entendessem os objetivos organizacionais.Outra aposta da administração de Agnelli foi a internacionalização das atividades da empresa para poder competir com as maiores minerados mundiais. Atualmente, a organização esta presente em 12 países e, entre outros negócios, explora cobre no Chile, potássio na Argentina e diamante e minério de ferro em Angola. A elevação da produtividade é uma meta constante em sua gestão, sua influencia nomundo econômico e político conferem-lhe prestigio e poder, o resultado, a organização cresce a uma taxa média de 15% ao ano.



Questões

1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.

Como empresa estatal, a Vale do Rio Doce desenvolveu um processo de gestãoextremamente burocrático.Como consequência, muitas oportunidades que necessitavam de respostas imediatas eram perdidas. Além disso, as decisões sempre foram muito centralizadas nas mãos dos administradores de topo, o que era um ponto negativo em comparação às maiores mineradoras do mundo.Interesses políticos também influenciavam o ambiente e as decisões na CVRD. Até a alocação de recursos e a nomeação dediretores eram influenciadas por autoridades políticas.A manipulação da organização como instrumento político e econômico limitou suas possibilidades de crescimento.

Muitos defendem as privatizações, por entenderem que não cabe ao Estado exercer atividades econômicas.Os favoráveis às privatizações citam freqüentes casos de corrupção, de empreguismo e de ineficiência ocorridos em algumasempresas estatais. Já os contrários à privatização alegam que o Estado brasileiro vendeu para grupos multinacionais patrimônio público por um valor muito inferior ao real, dando a esses grupos econômicos privilegiados a oportunidade de realizar lucros extraordinários.

2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição deadministrador do Bradesco e da CVRD.

Agnelli era um negociador agressivo, tinha um relacionamento interpessoal, sabia trabalhar com as pessoas e demonstrava boa vocação para a liderança, e por fim a ótima capacidade de estratégia e negociação.

3. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?...
tracking img