rodrigues alves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Francisco de Paula Rodrigues Alves foi advogado, político brasileiro, conselheiro do império, presidente da provincia de são paulo, presidente do estado, ministroda fazenda e quinto presidente do Brasil.
Filho de portugueses, ricos proprietarios de terra, foi o terceiro de 13 filhos e o unico a estudar na corte. Durante osseis anos de curso, foi considerado o primeiro aluno da classe por cinco vezes. Formou-se em direito em São Paulo antes de ingressar na vida pública, em 1872, comodeputado provincial pelo Partido Conservador.
Revolta da Vacina
A situação do Rio de Janeiro, no início do século XX, era precária. A população sofria com a falta deum sistema eficiente de saneamento básico. Este fato desencadeava constantes epidemias, entre elas, febre amarela, peste bubônica e varíola. A população de baixarenda, que morava em habitações precárias, era a principal vítima deste contexto.
Preocupado com esta situação, o presidente Rodrigues Alves colocou em prática umprojeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade. O médico e sanitarista Oswaldo Cruz foi escolhido pelo presidente para ser o chefe do DepartamentoNacional de Saúde Pública, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade.
A campanha de vacinação obrigatória é colocada em prática em novembro de 1904.Mesmo ela sendo um objetivo positivo, era aplicada de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoasà força, gerando revolta. Essa negação em ser vacinado era pelo fato de grande parte das pessoas não conhecerem a vacina, e assim, tinham medo de seus efeitos.
tracking img