Rodas de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OUTROS PROJETOS

1.

Projeto Entorno – Leitura Simultânea

O projeto será desenvolvido durante o primeiro semestre e dará lugar no segundo semestre ao Projeto de Leitura de Textos Informativos.

Sessões Simultâneas de Leitura de Contos – parceria de formação junto ao DOT P da DE BT e Fundação Vitor Civita
1. Justificativa Participar de uma comunidade de leitores, escolhendo leituras arealizar, comentando o que leu, indicando livros, compartilhando dúvidas, preferências e impressões, é essencial para a formação de novos leitores. Esse projeto apresenta um contexto extremamente favorável para a construção dessas práticas. Para a escola, ele é um instrumento valioso porque valoriza o papel dos professores enquanto leitores-modelo para as crianças, cria um ambiente de troca econstrução de saberes entre seu corpo docente e faz que a escola se constitua, de maneira mais ampla, numa comunidade de leitores de literatura. As crianças têm a oportunidade de escolher a história que vão ouvir segundo suas preferências literárias e não como de costume, pelo voto da maioria ou escolha pelo professor. O painel com as resenhas dos livros da sessão “divulga” o acervo da biblioteca e daescola, ampliando o repertório das crianças. O fato das sessões de leitura acontecerem simultaneamente promove o envolvimento de toda a equipe de professores, pois cada um oferecerá uma leitura diferente no mesmo horário da rotina. 2. Objetivos e conteúdos Os objetivos e conteúdos das Sessões Simultâneas de Leitura de Contos são apresentados no quadro abaixo: Objetivos: Ter prazer em escutar aleitura em voz alta; Fazer antecipações sobre a história; Compartilhar o efeito que a leitura de um conto produz; Trocar opiniões e discutir interpretações sobre aspectos do conto lido/ouvido; Voltar ao texto para esclarecer interpretações, tirar dúvidas ou para apreciar novamente um trecho do qual se gostou especialmente; Trocar informações sobre o autor, ilustrador e contexto do conto; Recomendarleituras fundamentando sua escolha; e Evocar outros textos a partir do escutado. Conteúdos: Critérios de escolha e de indicação de contos; Leitura como fonte de prazer e entretenimento; e Intercâmbio entre leitores.

3. Público Esse é um projeto que pode ser realizado com a Educação Infantil ou Ensino Fundamental I. 3. Prazo e estrutura Esse projeto institucional de leitura pode ser realizado emum mês de atividades, com o planejamento dividido da seguinte forma: A primeira semana deve ser de do professor para escolha dos livros que estarão disponíveis na sessão, produção de uma resenha e socialização com a equipe docente; Deve-se então programar um dia para realização da primeira sessão (leitura dos livros) e, também, a repetição de outras sessões por mais três semanas consecutivas. Pararealizar as atividades é preciso providenciar os seguintes materiais: os contos escolhidos para as sessões de leitura e um mural com a “propaganda” das sessões de leitura. Para o mural os livros estarão disponíveis e acompanhados de resenha e espaço para as inscrições, uma lista de nome das crianças. 4. Etapas de desenvolvimento São duas as etapas principais do desenvolvimento: planejamento dassessões de leitura e implementação das sessões de leitura. 5. Planejamento das sessões de leitura Primeira etapa O projeto se inicia com a seleção, por parte de cada professor, do conto que será lido por ele nas “Sessões de Leitura”. Para fazer essa escolha é importante prezar pela qualidade literária – deve ser um conto bem escrito, encantador para os ouvintes – e com certo grau de novidade – umnovo livro de um autor/coleção conhecido e apreciado pelas crianças, um novo livro de um tema apreciado, etc. As sessões de leitura são, também, um ótimo momento para apresentar novas aquisições da biblioteca da escola. Segunda etapa Nesse momento, deve-se planejar como será feita a apresentação dessa leitura às crianças e de questões que podem alimentar o intercâmbio após a leitura: é importante...
tracking img