Roda de capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


Patrimônio Cultural Imaterial é toda forma de prática, representação, expressão, transmitida de geração para geração, podendo ser mantida ou ser constantemente recriada pela sociedade e grupos, devido às influências ambientais, históricas ou ambientais, que provoquem sentimento de identidade com a sociedade, desta forma promovendo o respeito à diversidade cultural ecriatividade humana.
Estes patrimônios vão muito além de monumentos e obras de arte, são rituais, celebrações ou formas de expressão musical, de modo que sua manifestação é inseparável da ação humana, diferentemente de um edifício ou uma pintura.
De acordo com a Constituição de 1988 todo Patrimônio Cultural e Imaterial tem que ter “relevância para a memória, a identidade, e a formação da sociedadebrasileira”.
Após 300 anos de história no Brasil a Capoeira venceu perseguições e superou preconceitos até legitimar-se um dos principais símbolos da cultura brasileira, foi o 14º bem cultural registrado no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (IPHAN) e Ministério da Cultura.
Esse registro embasou políticas públicas para a manutenção da Capoeira, a fim de impedir que essamanifestação não desapareça.
No trabalho a seguir será apresentada a história da Capoeira no Brasil, e os motivos que levaram essa prática a se tornar símbolo de nosso país.











2. A Capoeira
1. Histórico da Capoeira


Há grade dificuldade em estudar o vasto universo da Capoeira, uma vez que a mesma possui diversas vertentes e cobre um amplo espaço geográfico, estandodifundida em mais de 150 países. (IPHAN, 2007)
Os registros históricos dessa manifestação cultural é um misto do patrimônio vivo, onde os mestres passaram de geração a geração durante mais de três séculos e diversos tipos de documentos que sobreviveram esse tempo. (IPHAN, 2007)
O registro mais antigo da Capoeira data 1789, trata-se de um documento, referente á liberação de um escravo chamado Adão,que foi preso no Rio de Janeiro devido prática de capoeiragem.
A capoeira é considerada uma manifestação cultural caracterizada pela sua multidimensionalidade, já que é ao mesmo tempo dança, luta e jogo.
Historicamente existem três registros para a origem da capoeira no Brasil, considerados os mitos fundadores, o primeiro consiste na vinda da Capoeira intacta da África Central, trazida pelosescravos, outro diz que a Capoeira foi criada pelos escravos quilombolas no Brasil, há ainda o mito que diz que a Capoeira é criação dos índios.
Ainda não foi definido qual é a origem genuína, ainda que estudos indiquem que existem, em todos os países que receberam influência africana, danças guerreiras similares à Capoeira, porém mesmo que de origem africana a Capoeira passou por mudançasímpares no solo brasileiro.
Dentre as perspectivas em que se pode analisar a capoeira ela como forma de desenvolvimento da arte com prática urbana nas cidades portuárias, é uma manifestação ligada às culturas locais e desta forma é “reconhecida como fenômeno cultural urbano, cuja história permeia o passado e o presente”. (IPHAN, 2007)
A Capoeira difundida pelos africanos se tornou motivo de troca derelações culturais e sociais, e em seus registros históricos podemos encontrar nomes letrados entre seus participantes, apesar de ter sido registrada como prática de homens pobres de todas as origens.
No Brasil, a maior parte dos registros históricos mostra a capoeira, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
No Rio de Janeiro a Capoeira foi duramente perseguida e quem apraticasse era tido como desafiante da polícia, mas popularmente os capoeiras ganharam muito prestígio devido a participação na Guerra do Paraguaia, que ocorreu entre 1864 e 1870.
Mesmo antes de ser criminalizada em 1890, os chefes de polícia enquadravam os praticantes da Capoeira no capítulo do “Código Criminal do Império do Brasil” em que se tratavam os vadios e mendigos. Após o fim da...
tracking img