Roconto de o meu pé de laranja lima

1348 palavras 6 páginas
Reconto de Meu pé de laranja lima
Meu pé de laranja lima é uma obra marcante que nos prende a cada momento da acção e nos transpõe para a mente e fantasias de Zezé, um rapaz de apenas cinco anos, mas com uma personalidade fascinante. É, por essa razão, que o leitor não consegue abandonar a narrativa e, no clímax dos acontecimentos, torna-se impossível não ser afetado pelas emoções que estes proporcionam.
Zezé era considerado, por todos, um jovem com muita energia e sem noção dos limites, visto que, constantemente, causava problemas na vizinhança. Sempre que uma queixa ou uma acusação era feita, os seus pais e Jandira, a sua irmã mais velha, batiam-lhe, acreditando que, desta forma, o rapaz corrigiria os erros. Totoca, um dos seus irmãos, muitas vezes afirmava ao jovem que este possuía o diabo no corpo ou que não tinha qualquer valor. A única pessoa que o protegia e defendia era Glória, a sua outra irmã, e, por isso, Zezé tinha um carinho especial pela mesma assim como também admirava o tio Edmundo que, devido à sua idade e experiência, lhe esclarecia diversas questões e todos os aspectos que o intrigavam. Apesar de ser ainda muito jovem, Zezé considerava-se o responsável por Luís, o seu irmão mais novo, fazendo tudo o que estava ao seu alcance para lhe oferecer momentos felizes.
Desde o momento em que o seu pai ficara desempregado, a situação da família tornara-se muito difícil, a sua mãe passou a trabalhar arduamente e viram-se obrigados a considerar mudar-se para uma habitação menor. Foi, nesse local, que Zezé conheceu o pé de laranja lima, uma árvore pouco vistosa e pequena, que lhe proporcionou um mundo fantástico, onde podia libertar a sua imaginação. A inocência e a ingenuidade, próprias da sua idade, levaram-no também a personificar as características da árvore, criando, sobre a mesma, a figura de um amigo e de um confidente.
Com a chegada da época natalícia, o estado emocional de todos os seus parentes piorou, uma vez que se depararam com a sua

Relacionados