Rochas

Páginas: 6 (1392 palavras) Publicado: 1 de julho de 2015
ROCHA O QUE É ?
Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.
Para ser consideradacomo uma rocha, esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou seja, o fenômeno geológico que forma a rocha ser suficientemente importante na história geológica para se dizer que faz parte da dinâmica da Terra.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ousua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas. As rochas magmáticas foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duascategorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão. Nos casos onde o material orgânico deixa uma impressão na rocha, o resultado é conhecido como fóssil.
TIPOS DE ROCHA:
ROCHAS MAGMATICAS.
A rochas magmáticas, também chamadas de ígneas, são formadas pelo resfriamento e solidificação do magma pastoso, que ainda existe no interior da terra, como comprovam as erupçõesvulcânicas. A solidificação do magma ocorre de duas maneiras: na superfície e no interior de Terra. O magma que chega à superfície e sofre rápido resfriamento permite que se formem grandes cristais na sua composição. Recebem o nome de rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas. Um exemplo mais comum desse tipo de rocha é o basalto, utilizado como paralelepípedo para o calçamento de ruas.
Oresfriamento no interior da terra formam as rochas magmáticas plutônicas ou intrusivas. Nesse caso o resfriamento do magma é lento, permitindo a formação de grandes cristais, visíveis a olho nu. São também chamadas de rochas cristalinas. Um exemplo é o granito, que polido é usado no revestimento de pisos, paredes e tampo de pia de cozinhas e de banheiros. Sem o polimento é usado como calçamento de ruas.Outros exemplos são o selenito, o diorito e o gabro.
Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares resultam da deposição de detritos de outras rochas ou de matérias orgânicas em depressões do relevo terrestre. A ação das chuvas, dos ventos, dos rios, mares e geleiras sobre o relevo, desgasta as rochas da superfície terrestre, formando detritos que são transportados para as partes mais baixas do relevo,dos mares, lagos e rios. No processo de formação das rochas sedimentares, os detritos se acumulam, se consolidam em camadas de estratos. As rochas sedimentares são também chamadas de rochas estratificadas, pois se apresentam em camadas de sedimentos. São exemplo de rochas sedimentares: o arenito, a argila e o carvão mineral.
A formação de petróleo originou-se da deposição de micro-organismos embacias sedimentares. Estas podem existir tanto nos continentes quanto nos oceanos.
A deposição dos sedimentos ocorre também por meio de processos químicos, como as estalactites e estalagmites das grutas calcárias. As estalactites são formas que pendem do teto e as estalagmites são provenientes de pingos d'água que se acumulam no chão. Ambas são formadas por bicarbonato de sódio dissolvido em água.Rocha metamórficas
As rochas metamórficas têm sua origem na transformação de outras rochas (magmáticas e sedimentares), quando submetidas a certas condições de umidade, calor e pressão no interior da Terra. A rocha transformada adquire novas características e tem sua composição alterada. São exemplo de rochas metamórficas o mármore, o quartzito e o gnaisse. O mármore origina-se da metamorfose do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rochas
  • Rocha
  • As rochas
  • Rochas
  • Rochas
  • Rochas
  • rochas
  • Rochas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!