Rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rochas
As rochas são produtos resultantes da união natural de minerais. Dependendo do processo de formação, a força de ligação dos grãos constituintes varia entre rochas “duras” e rochas “brandas.A classificação das rochas requer utilizar critérios que permitam agrupá-las segundo características semelhantes. Sob esse aspecto, as rochas foram classificadas em três grandes grupos:
Ígneas oumetamórficas
Essas rochas são resultantes do magma que veio pra superfície e em contato com o ar atmosférico se resfriou instantaneamente. Essas rochas são homogêneas, ou seja, não granito.
Umgabro foi observado próximo ao Restaurante universitário nos terrenos da Uesc.
Metamórficas
As rochas metamórficas resultam de uma rocha preexistente (protólito) no estado sólido. Essas rochas não sãohomogêneas, é possível observar suas camadas, esse processo se dá por aumento de pressão, temperatura, fluidos e o tempo sobre uma rocha preexistente, sem que o ponto de fusão dos seus minerais sejaatingido. Elas também podem sofrer novas mudanças e se transformar em outra rocha.
Essa rocha domina grande parte do território baiano, no litoral de Ilhéus essas rochas podem ser facilmenteobservadas. No morro do Pernambuco foi visto rochas metamórficas que se formaram a partir de terremotos, refluxos desses terremotos puderam ser vistos nas rochas da praia. Outro exemplar bem interessante foivisto em Olivença, essa rocha, em questão, apresenta apenas dois bandeamentos isso se deu no período que a America do sul se desprendeu do continente africano. Quando o processo de separamento doscontinentes se inicia é comum que a crosta continental se rompa ao longo de três fraturas, mas apenas duas dessas fraturas evoluem, essa terceira fratura, no caso visto em Olivença, nem chegou a evoluirao ponto de formar um vale, como acontece na região de Salvador. O que aconteceu no local observado foi que com a separação dos continentes a rocha se partiu o magma subiu para superfície se...
tracking img