Rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da Terra encontra-se preservada nas rochas. É uma história feita de acontecimentos, ora rápidos e de extraordinária violência, ora lentos e extremamente calmos. Na figuraseguinte, podemos observar que as rochas têm uma grande capacidade para registar muitos dos fenómenos que se verificam ou que ocorrem à superfície da geosfera.
Neste estrato podemos observarrochas de origem diferentes, rochas magmáticas intrusivas e extrusivas, rochas metamórficas e rochas sedimentares. O tipo de rochas depende das alterações que foram sofrendo ao longo dostempos.
Com base no principio da sobreposição dos estratos, sabemos que numa sucessão de estratos não deformados, como o da figura ao lado, um estrato é mais antigo do que aquele que ocobre e mais recente do que aquele que lhe serve de base.
Dependendo do tipo de rochas que deram origem ao estrato, podemos saber a sua história. Através deste estrato conseguimos saberque, devido ao facto de existirem rochas graníticas, ocorreu uma erupção vulcânica junto ao muro do estrato, visto que estas rochas são de origem magmática. Existem também rochas basálticasneste estrato, o que significa que se formaram em ambiente marinho. As restantes rochas formaram-se à superfície da crosta pelo processo de formação das rochas sedimentares.
SegundoLavoisier, na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, e isto aplica-se nas rochas, pois existe um ciclo, a que chamamos de ciclo das rochas ou ciclo litológico. Neste ciclo,todas as rochas passam por processos de modificação, por exemplo, rochas metamórficas podem-se transformar em rochas magmáticas e mais tarde em rochas sedimentares, podendo ainda voltar aoseu estado inicial. A transformação das rochas, em resultado da dinâmica terrestre, “apaga” parte da história da Terra o que, por vezes dificulta o seu estudo e a sua interpretação.
tracking img