Rochas e minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ROCHAS E MINERAIS
    Toda a litosfera é constituídas por rochas que são constituídas por diversos minerais.
     De acordo com a constituição da rocha podemos classifica-las em três grandes grupos:
a. Rochas Ígneas, Magmáticas ou Vulcânicas;
b. Rochas Sedimentares ou Estratificadas;
c. Rochas Metamórficas.
    As rochas Ígneas ou Magmáticas se formaram apartir doesfriamento do magma, Isto ocorre de duas formas, uma dentro da Terra, em condições de alta pressão e outra sobre a Terra em um resfriamento rápido e sem a mínima pressão. Conforme este fato podemos classifica-la de duas formas:
1. INTRUSIVAS – são aquelas que se formam no interior da terra em uma cristalização lenta e gradativa, neste caso os minerais dissolvidos neste magma mantém suaindividualidade sendo facilmente reconhecido como é o caso do Granito, podemos verificar em sua composição o QUARTZO, MICA E O FELDSPATO.
2. EXTRUSIVAS – são rochas que se formaram do lado externo, na superfície da Terra. Neste caso o magma se esfriou rapidamente não dando tempo dos minerais dissolvidos garantirem sua formação homogênea. As rochas formadas neste caso são escuras e uniformes,como no caso do BASALTO. Há também outro grupo de rochas que são denominadas de PEDRAS-POMES que se originou de um esfriamento tão rápido que inúmeras bolhas de ar ficaram presas em seu interior.
     A terra rocha encontrada no norte do Paraná e sul de São Paulo e basicamente constituída pelos mesmos elementos encontrados no Basalto levando nos a crer que há milhões de anos atrás ocorreramextensos derrame de lava nestas regiões. A decomposição do basalto deu origem a chamada terra rocha que muito fértil e ideal para o plantio do café.
ROCHAS SEDIMENTARES
OU ESTRATIFICADAS:
    As rochas sedimentares são rochas mistas, formada a partir de tudo que se deposita em um determinado local, podemos encontrar tanto fragmento de rochas Extrusivas como Intrusivas e em alguns casos, até mesmorestos de animais e vegetais fossilizados. Fossilizado, justamente em conseqüência desta deposição de sedimentos.
    As rochas sedimentadas apresenta as seguintes características principais:
a. Apresentam camadas distintas em conseqüência de sucessivas deposições de partículas ao decorrer do tempo.
b. Geralmente apresentam fósseis que são restos de animais ou vegetais que forampreservados no decorrer dos tempos.
    Os fósseis tem uma grande importância para os paleontólogos, sendo estes a marca "viva" de épocas passadas. Estudando os fósseis os cientistas podem determinar :
• O ambiente predominante no local em que foram encontrados, terrestre ou aquático.
• O tipo de animais e vegetais que ali viviam.
• A evolução do clima ao longo do séculos.
• Aidade relativa das diversas camadas de rochas, já que sabemos que estratos contendo um mesmo tipo de fosseis tem a mesma idade.
     Com estas informações retiradas destes substratos podemos recriar condições e aspectos característicos de determinadas épocas.
TIPOS DE ROCHAS SEDIMENTARES
   1. ROCHAS SILICOSAS
A. AREIA: composta de grãos de Quartzo ou Sílica, podendohaver entre eles brilhantes grãos de mica.
B. ARENITO: composto formado apartir da compactação dos grãos de areia.
C. QUARTZO: sílica pura, quando colorida recebe o nome de Ametista (coloração violeta), Quartzo Hialino ou Cristal de Rocha (quando transparente).
   2. ROCHAS ARGILOSAS
a. Argila – mais conhecida como barro, pode ser de varias cores: cinza, amarela oubranca. A argila e basicamente composta por granito e gnaisse decomposto. A argila é muito usada na confecção de telhas, tijolos, pias, vasos, azulejos, louças finas e porcelanas, nesse caso usa se o Caulim, tipo especial de argila, branca.
   3. ROCHAS CARBONADAS
a. CARVÃO MINERAL: surgimento em conseqüência do soterramento de florestas, levando a decomposição desta sem a presença de...
tracking img