Rochas sedimentares

Páginas: 2 (337 palavras) Publicado: 3 de janeiro de 2015

As rochas sedimentares formam-se a partir de rochas preexistentes, magmáticas, metamórfica ou sedimentares que sofrem diversos processos.
Por exemplo, o granito, rocha plutónica, com osmovimentos tectónicos da crusta e a remoção das camadas suprajacentes pode pô-lo descoberto e, por isso, aflora à superfície. Assim, esta rocha sofre um processo de meteorização (alteração das rochasquando expostas a condições distintas das que lhe deram origem). A meteorização pode ser física ou química.
A meteorização física não altera quimicamente a rocha, só a desintegra em fragmentos demenores dimensões, com as mesmas propriedades da rocha original. Este processo dá-se por ação dos seres vivos; pela ação da água e do vento, que podem originar chaminés- de- fada; por termoclastia(variações de temperatura); por descompressão, que no caso do granito origina diáclases e por crioclastia (a água que penetra nas rochas pode congelar, aumentando de volume, que consequentemente causa umapressão que alarga as fissuras da rocha por onde penetrou e provoca a sua desagregação).
A meteorização química altera a composição química da rocha por reações de hidratação e hidrólise (estesprocessos agem conjuntamente, a hidratação provoca a incorporação de água na estrutura dos minerais e em segundo lugar a hidrolise provoca a alteração do mineral), oxidação (minerais reagem ricos emferro reagem com o CO2 e oxidam-se, ficando com uma cor alaranjada) ou dissolução (a água acidificada reage com minerais carbonatados alterando-os).
Os produtos resultantes dos processos demeteorização podem ser removidos do local por ação de agentes, como por exemplo o vento, a água e o gelo; a este processo designa-se de erosão. De seguida dá-se o transporte que corresponde à movimentação dosfragmentos erodidos para uma nova região por ação da água ou do vento. Quando os fragmentos encontram uma região propícia depositam-se (sedimentação dos fragmentos por ação da gravidade em estratos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rochas sedimentares
  • rochas sedimentares
  • Rochas Sedimentares
  • Rochas sedimentares
  • Rochas sedimentares
  • rochas sedimentares
  • Rochas Sedimentares
  • Rochas Sedimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!