Rochas ornamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 6 – ROCHAS METAMÓRFICAS
1- DEFINIÇÕES
Rochas Metamórficas: Rocha proveniente de transformações sofridas por qualquer tipo de rochas preexistentes que foram submetidas a processos termodinâmicos, (efeitos de variação de temperatura e pressão) os quais produziram novas texturas e novos minerais que geralmente se expressam orientados segundo diferentes traçados (fenômeno de metamorfismo).Metamorfismo: Meta = Mudança; Morpho = Forma Mudanças Mineralógicas e Estruturais que sofrem as rochas (sem que sofram fusão) quando submetidas a condições físicas e químicas diferentes daquelas que originalmente as formaram.

2 - AGENTES DO METAFORMISMO: a) TEMPERATURA: Ao aprofundarem-se progressivamente sob um crescente n° de camadas de sedimentos as rochas vão sofrendo temperaturas cada vezmais elevadas. - CALOR RESIDUAL DA TERRA – Grau geotérmico (1ºC a cada 33 m); - INTRUSÕES ÍGNEAS – Grandes massas de rochas - DESINTEGRAÇÃO DE SUBST. RADIOATIVAS – Energia liberada; - ATRITO ENTRE CAMADAS – Energia de fricção
Ação maior da temperatura ? Recristalização dos Minerais Desenvolvimento de novos minerais (leva os grãos a uma nova formação, com surgimento de grandes grãos) Mudanças nascondições (P e T) de sua estabilidade. O mineral passa a uma nova forma estável.

b) PRESSÃO: A simples elevação de temperatura não é um fator determinante do metamorfismo, mas é principalmente a pressão em combinação com a temperatura que mais contribui para as profundas modificações das rochas.
- Pressões orientadas: sobrecarga de rochas sobrejacentes - Pressões hidrostáticas: zonasprofundas da crosta, onde as rochas trabalham hidrostaticamente - Outras pressões: pressão da água, gases, vapores (CO 2, O 2). - Efeitos da pressão: Eliminação da porosidade Expulsão de voláteis Desaparecimento de fósseis Aparecimento de minerais mais densos - Ação da pressão ? Deformação dos Minerais : Mudança de estrutura e textura (leva ao alinhamento e orientação dos grãos)

c) FLUIDOS: Osfluidos, tais como água, gás carbônico, oxigênio, fluor, etc desempenham a função de facilitar as reações e transformações mineralógicas → Atividade química.
Resumo - Agentes do Metamorfismo: - Aumento de temperatura ? - Aumento de pressão ? - Aumento de pressão e temperatura ? Met. Termal Met. Cataclástico (dinâmico) Met. Dinamotermal (Regional) Áreas restritas e localizadas Áreas extensas

3 - TIPOSDE TRANSFORMAÇÕES: a) Metamorfismo Normal: Sem qualquer perda ou adição de novo material à rocha que sofreu metamorfismo, ou seja, a composição química continua a mesma, embora a rocha seja outra. EXEMPLOS: ARENITOS → QUARTZITO CALCÁRIOS → MÁRMORES FOLHELHOS → MICAXISTOS b) Metamorfismo metassomático ou metassomatismo: ocorre mudança de composição química da rocha evidenciado pela formação deminerais novos não existentes anteriormente.
Ex.: Gnaisse (Ortognaisse: proveniente do granito e paragnaisse: de argilito) Elevado grau de metamorfismo, com composição mineralógica variável. Argilito → Ardósia → Filtro → Micaxisto → Xisto → “Paragnaisse” Elementeos que caracterizam e identificam uma rocha metamórfica • MINERAIS ORIENTADOS • DOBRAS E FRATURAS • DUREZA MÉDIA A ELEVADA

4 - TIPOS DEMETAMOSFISMO a) Metamorfismo Termal
Denomina-se Metamorfismo Termal a todos os tipos de mudanças que passam as rochas, sendo o fator dominante o calor. * Metamorfismo de Contacto Desenvolve-se ao redor de corpos ígneos intrusivos (como batólitos) que cedem parte de sua energia térmica a rochas vizinhas. Rochas Metamorfoseadas apresentam-se em auréolas.

* Pirometamorfismo: ( não é consideradocomo Metamorfismo Termal) Mudanças que ocorrem pelo contato imediato com o magma. Ex.: lava esparramada pelas vizinhanças de um vulcão (modificando a natureza física e química da superfície das rochas por onde passa).

b) Metamorfismo Dinâmico ou cataclástico:
Pressão não uniforme associada ao aumento de temperatura provoca fraturas originando estruturas e texturas próprias. Este tipo de...
tracking img