Rochas ornamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GRANOBLÁSTICA - Grãos equidimensionais

TEXTURAS
POIQUILOBLÁSTICA – Cristais grandes c/ inclusões cristais menores


LEPIDOBLÁSTICA – Formada por cristais lamelares paralelos


NEMATOBLÁSTICA - Com cristais aciculares paralelos


CATACLÁSTICA – Resultante de trituração e cisalhamento de grãos


ESTRUTURAS METAMÓRFICAS

CLIVAGEM ARDOSIANA. Durante os primeiros estágios dometamorfismo de baixa intensidade, o esforço (stress) tende a ser causado pelo peso da sobrecarga de rochas. A nova estrutura planar dos minerais e portanto a foliação tende a ser paralela aos planos de acamamento das rochas sedimentares sendo metamorfizadas. Mas com um soterramento mais profundo ou quando uma compressão resultante de colisão de placas deforma em dobras os leitos horizontais, afoliação deixa de ser paralela aos planos de acamamento. As rochas de baixo grau de metamorfismo tendem a ser tão finamente granulada que os novos grãos minerais podem ser vistos somente com o microscópio; a foliação então é chamada clivagem da ardósia, que é definida como a propriedade pela qual uma rocha metamórfica de baixo grau quebra em fragmentos platiformes ao longo dos planos.XISTOSIDADE. Com grau metamórfico intermediário ou alto os tamanhos dos grãos aumentam e os grãos minerais individuais podem ser vistos a olho nu. A cristalização e recristalização de minerais durante o metamorfismo regional é afetada pela pressão dirigida. Os minerais placoidais e alongados reorientam-se perpendiculares à direção da pressão. A foliação em rochas metamórficas de granulação grosseira échamada xistosidade e não é necessariamente planar. Todos os xistos apresentam xistosidade. Nos quartzo-feldspato-xistos a foliação é irregular.
LINEAÇÃO. É uma estrutura dada pelo paralelismo de minerais prismáticos no plano de xistosidade. O plano de foliação dos eixos de microdobras são planos de cisalhamento.
Elementos lineares:
1. Cristais prismáticos
2. Cristais em bastonetes
3. Eixos demicrodobras
BANDAMENTO. Formação de faixas paralelas de minerais diferentes. (Diferenciação Metamórfica). Ex Gnaisses.
CATACLASE Resulta do cisalhamento e trituração de grãos que se apresentam fraturados e pulverizados por fraturamento. Cataclasitos são rochas deformadas ao longo dos planos de falha, sem reconstituição química. Com intensidade crescente de pressão confinante a brecha passa amilonitos e ultramilonitos. Os milonitos são rochas finamente granuladas resultante de extrema trituração em ambiente confinado de rochas originalmente de granulação grosseira, situadas entre massas de rochas que se moveram nos lados opostos de uma zona de falha. Também são chamadas de microbrechas. Feições características são bandamento e olhos ou lentes da rocha original envolvidas, alinhadassegundo a direção do movimento, em uma matriz granulada. Formam, por exemplo, os gnaisses facoidais. No ultramilonito as estruturas primárias e porfiroclásticas foram inteiramente obliteradas, de modo que a rocha torna-se homogênea e afanítica, com aparência de sílex. As rochas resultantes de metamorfismo cinemático são:
1. Brechas de fricção - cataclasitos (ocorre perto da superfície);
2.Milonito: Exemplo Augengnaiss = Augen (Textura ocelar ou oftálmica), porfiroclastos de minerais que sobreviveram a "moagem";
3. Ultramilonito a textura torna-se afanítica; ou
4. Pseudotaquilito, material escuro denso semelhante a um vidro, formado de material criptocristalino resultante de trituração extrema causada por compressão e cisalhamento associados com intenso movimento ao longo do plano defalha.








Cristais de origem metamórfica são denominados blastos ou cristaloblastos, equivalente a cristais das rochas ígneas.
BLASTESE: Processo de formação e cristalização mineral durante o metamorfismo. O crescimento do cristal ocorre no meio sólido. Durante o metamorfismo os minerais ocupam os espaços porosos (vazios) preexistentes e se desenvolvem perpendicularmente à...