Rochas - granito amarelo capri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

ROCHA, no sentido geológico, é um material que faz parte essencial da crosta sólida da Terra, e é constituída por um agregado de um ou mais minerais, ou vidro vulcânico ou matéria orgânica. Este conceito inclui tanto massas incoerentes (areias, cascalhos, cinzas vulcânicas, etc.) como as coerentes (granitos, arenitos, conglomerados, calcários, etc.).
As rochas são, normalmente,agrupadas, de acordo com a sua origem, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares. Destas, vamos abordar apenas as rochas magmáticas, onde se encaixa o granito; e nos aprofundaremos no estudo do granito amarelo capri.
Porém, daremos inicio falando um pouco sobre a teoria dos processos formadores das rochas.Teorias sobre os processos formadores de rochas

O entendimento dos processos gerais formadores de rocha foi um dos pilares do desenvolvimento da geologia moderna no final do século XVIII. Até então, pouca preocupação havia a cerca de como as rochas se formavam. Duas teorias surgiram àquela época para explicar os processos que originam as rochas. Mais que simplesmente proporprocessos formadores, as duas teorias formuladas relacionavam a formação de rocha à dinâmica da Terra.
A teoria do Netunismo, que surgiu primeiro, considerava que todas as rochas teriam se formado a partir de um grande oceano primordial. A evaporação deste oceano teria originado nas terras emersas rochas de diferentes tipos nos diversos estágios de evaporação. Primeiro teriam sido formadas as rochasconstituídas por minerais mais insolúveis (que seriam o quartzo, feldspato e mica, entre outros minerais), enquanto as rochas progressivamente mais jovens, formadas em um oceano cada vez mais reduzido, seriam aquelas constituídas por minerais mais solúveis (que seriam os carbonatos, as argilas e os haletos). Esta teoria foi proposta pelo mineralogista alemão A. Werner.
A segunda teoria, a Plutonista,foi formulada por J. Hutton, na qual se inseria a teoria do tempo profundo e uniforme. A teoria Plutonista considerava a existência de três grandes processos formadores de rocha: o sedimentar, o magmático e o metamórfico. Hutton reconheceu a importância do calor interior do planeta na formação de rochas e propôs a existência de um Ciclo de Rochas, no qual rochas de um determinado tipo genéticopodem ser transformadas nos demais tipos.
Após intenso debate, a idéia plutonista foi a que prevaleceu e deu origem a moderna geologia.

O estudo das rochas

O estudo sistemático das rochas denomina-se PETROLOGIA. Ela inclui a descrição e identificação das rochas - PETROGRAFIA - e procura explicar a sua origem e transformações posteriores a sua formação - PETROGÊNESE. A petrologia é uma ciênciaauxiliar da Geologia e está intimamente ligada a Mineralogia e a Geoquímica. Qualquer profissional que se dedique a um dos ramos das Geociências, abordando problemas de Estratigrafia, Tectônica, Vulcanologia, Paleontologia, Prospecção de Recursos Minerais, não obstante a diversidade de suas metas começa suas investigações com o arcabouço rochoso da Terra. Assim, o conhecimento das rochasconstitui o núcleo de cada problema geológico e proporciona um ponto de encontro aos vários ramos da Geologia.
As rochas são estudadas em diferentes níveis de observação (afloramentos, amostras de mão e diversos tipos de lâminas) e sob vários aspectos. Os trabalhos de campo visam determinar os tipos litológicos presentes, a forma dos corpos rochosos, as variações estruturais, texturais e mineralógicasque ocorrem no sentido horizontal e vertical. Algumas destas feições são aprofundadas pelo estudo das amostras de mão, à partir das quais são feitas as lâminas estudadas ao microscópio com luz refletida ou transmitida. O exame microscópico é dedicado principalmente à correta identificação dos minerais constituintes das rochas, viabilizando a sua classificação e elucidando suas relações mútuas,...
tracking img