Rochas do estado de santa catarina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rochas do Estado de Santa Catarina

As principais características geológicas de Santa Catarina são:
Embasamento Cristalino, Coberturas Vulcano-Sedimentares Eo-Paleozóicas, CoberturaSedimentar Gonduânica, Rochas Efusivas ( Formação Serra Geral)e Coberturas Sedimentares uartenárias.

Embasamento Cristalino
Engloba o conjunto de rochas mais antigo de Santa Catarina, incluindodiferentes tipos de litologias, cujas idades vão desde o Arqueano (mais de 2,5 bilhões de anos) até o final do Proterozóicos (cerca de 570 mulhões de anos).
As principais associações litológicas,representadas no mapa, são constituidas por granulitos; gnaisses e migmatitos; xistos, filitos e granitos.
Granulitos - Ocorre no nordeste do Estado. Incluem uma variedade de rochas, tais como:noritos, enderbitos, charnoquitos, com freq"uentes associações com ultramafitos, gnaisses, migmatitos, anortositos e quartzitos ferríferos.
Gnaisses e Migmatitos - Ocorrem na porção sudeste doEstado. Além dos gnaisses e migmatitos esta associação inclui metagranitos, metadioritos, metatonalitos, etc.
Xistos e Filitos - Localizam-se na porção centro-leste do Estado, na região de Brusque.Então batizados pelas cidades de Blumenau, ao norte; Itajaí, a leste; Vidal Ramos e Leoberto Leal, a oeste;e Major Gercino, ao sul.
Granitos - Distribuiem-se em toda a porção leste do Estado,desde as imediações de Joinville até a região ao sul de Tubarão. Geralmente as rochas graníticas constituem altos topográficos, destacando-se das litologias adjacentes, devido a sua maoir resistênciaao intemperismo.

Coberturas vulcano-sedimentares eo-paleozóicas
Ocorrem em quatro bacias isoladas, nas regiões de Campo Alegre, Corupá, Itajaí, Queceba, Cambirela e Ilha de Santa Catarina. Sãoconstituidas, predominatemente, por rochas sedimentares com metamorfismo incipiente, pouco dobradas, representadas por arenitos (arcósios), comglomerados, siltitos, ardósias e filitos, com freqüênte...
tracking img