rocha pombo

Páginas: 18 (4396 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014
POMBO, José Francisco da Rocha. História do Rio Grande do Norte. Edição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil (1822-1922).Rio de Janeiro: Annuario do Brasil; Porto: Renascença Portuguesa, 1922. 500 páginas.
Resumo do autor
José Francisco Rocha Pombo (1857 – 1933), nascido na cidade de Morretes; no estado do Paraná; foi um homem de varias facetas, bacharel pela Faculdade deDireito do Rio de Janeiro, formado também em jornalismo, tendo exercido varias profissões como professor, escritor, jornalista, advogado, poeta, politico e historiador. Tendo tendências republicanas e abolicionistas, sua carreira começa cedo, pois aos 22anos funda e comanda na sua terra natal, o jornal “O Povo”, sendo fundador e diretor de diversos outros jornais, como “Eco dos Campos”, “Diário doComercio”. Em sua carreira politica, este foi eleito para deputado pelo partido liberal, tendo sua carreira politica durado pouco, pois despois da decepção com o insucesso da Revolução Federalista. Após a decepção politica este se muda para o Rio de Janeiro, onde se habilita para lecionar no Colégio Pedro II e na escola normal, dedicando- se a vida acadêmica e a imprensa. Tentou fundar umaUniversidade no Estado do Paraná. Fez parte do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), como também fez parte da Academia Brasileira de Letras, não tendo tomado posse, por estar muito doente, vindo a falecer em seguida.
A bibliografia de Rocha Pombo é variada, são obras suas “Honra do Barão”, “Dadá”, “A religião do belo”, “Petrucello” “Nova crença”, “A supremacia do ideal”, “Visões”, “AGuairá”, “Marieta”, “História da América”, “História do Brasil”, “História de São Paulo”, “História do Paraná”, “O Paraná no centenário”, “No hospício”, “Contos e pontos”, “Dicionário de sinônimos da Língua Portuguesa”, “Notas de viagem”, “História Universal”, e a obra a qual será feita a analise “Historia do Rio Grande do Norte”. Dentre tantas produções podemos uma das quais o tornou Rocha Pombo umescritor notório foi “História das Américas”, responsável pela conquista do prêmio nacional oferecido em concurso pelo Conselho Superior de Instrução Pública, mas a qual colocou- se em analise “Historia do Rio Grande do Norte”, e que nos deteremos a uma avaliação mais profunda. “História do Rio Grande do Norte”, escrita em 1922 no Rio de Janeiro, em comemoração ao centenário da independência doBrasil, a qual tinha como objetivo abarcar o cenário histórico e geográfico da terra potiguar, além da formação política, social e cultural da região. Sua produção foi feita por completo no Rio de Janeiro, contando com a contribuição de documentos e vários intelectuais como: Augusto Tavares de Lyra, o Governador Ferreira Chaves, Dr. Nestor Lima, o professor Jerônimo Gueiros, Oscar Brandão, oDesembargador Vicente Lemos etc. A obra em questão percorre os caminhos desde o descobrimento do Brasil até a proclamação da republica deste mesmo país. O contexto da obra deve ser analisado, pois se encontra a produção historiográfica de Rocha Pombo embasado pala República, momento conturbado pelos conflitos sociais e políticos, onde para este a produção historiográfica de cada região deve está entrelaçadacom a construção do conceito de nação, uma interligada a outra, não havendo assim separatismos. Esta obra foi encomendada por políticos da região do Seridó, a qual deveria ser uma versão dessa corrente politica, em contraponto a “Historia do Rio Grande do Note” escrita por Tavares de Lyra, que era ligado ao partido de Pedro Velho. Rocha Pombo faz então sua escrita baseada nos temas em ordemcronológica em Tavares de Lyra, mas com a ideia de tirar natal do centro da historia, é colocar o sertão seridoense em evidência.
Resumo da Obra
CAPITULO E PÁGINA
DESTAQUE
OBSERVAÇÕES
Prefacio, pag. 08

“Não seria possível separar dos interesses do mundo os interesses de nenhuma nação; como não se poderiam separar dos interesses geraes de uma nação os interesses os interesses de nenhumas das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rocha Pombo
  • Rocha pombo e a “história do paraná”
  • Pombo
  • Pombos
  • Pombos
  • Pombos
  • Pombo
  • pombos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!