Rocha pombo e a “história do paraná”

Páginas: 9 (2172 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
ROCHA POMBO E A “HISTÓRIA DO PARANÁ”

Mariana Camarotto Rodiruges (Acadêmica/UEM)
Profª Dra. Maria Cristina Gomes Machado (Orientadora/PIBIC-CNPq)

Resumo
O projeto de pesquisa que se segue irá estudar as contribuições de José Francisco da Rocha Pombo para a educação no Paraná, encontradas no livro “História do Paraná – Resumo Didático”, escrito em 1929. Como o autor pensava a história doParaná, quais assuntos deveriam ser privilegiados nas salas de aulas e o que as crianças paranaenses deveriam conhecer sobre o seu estado são as indagações que norteiam essa pesquisa. Pretende-se analisar na obra deste autor em correlação com a realidade social e política do período em que foi gestada para melhor compreender como se explicava a constituição do estado paranaense e suaespecificidade.

Palavras-chave:
História da Educação, Fontes e Fundamentos, Manuais didáticos, História do Paraná.

1. Introdução
O presente trabalho tem por objetivo colaborar com o projeto de pesquisa institucionalizado na Universidade Estadual de Maringá que pretende analisar a legislação educacional organizada pelo Estado do Paraná de 1889 a 1900.
Para tanto, o projeto de pesquisaque se segue irá estudar as contribuições de José Francisco da Rocha Pombo para a educação no Paraná encontradas no livro “História do Paraná – Resumo Didático” escrito em 1929. Como o autor pensava a história do Paraná, quais assuntos deveriam ser privilegiados nas salas de aulas e o que as crianças paranaenses deveriam conhecer sobre o seu Estado são as indagações que norteiam essa pesquisa.Pretende-se analisar na obra deste autor a realidade social e política da época para melhor compreender como se explicava a constituição do estado paranaense e sua especificidade.
Busca-se analisar o discurso em relação à organização da escola pública primária republicana, discutindo questões como a necessidade de educar as classes populares e a escola para a formação do cidadão, e do cidadãopara o trabalho. Nesse debate, priorizaremos como a história do Paraná e seu ensino poderiam contribuir para essa formação. Esse estado recebeu muitos imigrantes, estes eram oriundos de diversas nacionalidades, tornando-se comum a preocupação em criar um espírito de nacionalidade – brasileiro – e ao mesmo tempo um sentimento pelo Estado do Paraná. Este se tornou independente do Estado de SãoPaulo, deixando de ser a quinta comarca em 1854.
O livro “História do Paraná” é um resumo didático destinado às escolas. A obra se inicia após a descoberta de Cabral sobre a Terra de Vera Cruz, passando por vários pontos da história como as antigas tradições, as tribos indígenas do Paraná, o desenvolvimento da economia geral, a colonização, a criação da imprensa, as festas populares, a instruçãopopular, o Ensino Secundário, o Advento da República, a expansão industrial e por fim tratará do Paraná de 1929, entre muitos outros assuntos que permeiam estes aspectos da história do Paraná.
Com relação à Instrução Primária tratada no livro, o autor ressalta que “desde os primeiros dias da terra se sente que a preocupação dominante no espírito das populações foi a de instruir a infância.[...] depois de instalada a província é que se pensou em ensino público. [...] Dentro de alguns anos já de contava cerca de quarenta escolas, e em 1865 já estavam providas quarenta e seis”. (POMBO, 1929 p.115).
No último capítulo do livro, intitulado O Paraná de hoje, o autor trata de como estava o Paraná nó período de 1929. De acordo com Rocha Pombo, a extensão do território paranaenseera de 200.000 quilômetros. A população era de cerca de um milhão de habitantes em 53 municípios. O comércio paranaense tinha relações com o exterior e com a maior parte dos estados da República. A instrução popular já abrangia todo o núcleo popular, nos maiores centros além de escolas encontravam-se também grupos escolares, jardins de infância e até mesmo oficinas de artes.
Para falar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rocha pombo
  • Rocha Pombo
  • História do paraná
  • história do paraná
  • História do Paraná
  • Rochas e minerais do paraná
  • História do Paraná
  • História do Paraná

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!