Robson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FOLCLORE FONTE DE CULTURA E TRADIÇÃO DE UM POVO

JUSTIFICATIVA:
No mês de agosto comemoramos o dia do Folclore, que é considerado uma fantasia, invenção de um povo, onde estão envolvidas tradições, costumes e lendas.
São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos deartesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.
Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia.
A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.
O surgimento da data se deu através doarqueólogo inglês William John Thoms; o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual a data foi escolhida como o dia do folclore.
O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaramnossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.
Os personagens folclóricos mais conhecidos da nossa cultura são: o Curupira, o homenzinho que vive nas florestas, tem os pés voltados para trás, cabelo vermelho e que protege a natureza dos homens que tentam destruí-la; o Saci-Pererê, negrinho de uma perna só, queusa uma carapuça vermelha e fuma cachimbo, faz travessuras, esconde objetos, entra em redemoinhos e também assusta pessoas que tentam destruir as florestas; o Boto é uma espécie de peixe que se transforma em homem, para encartar as moças, levando-as para morar com ele nos rios do Amazonas; e a mula-sem-cabeça, uma mulher que fez tanto mal que a própria natureza a fez soltar fogo pelo pescoço,como castigo.
Como podemos ver, o folclore está incluído nas manifestações do povo, com músicas, danças, crenças, lendas, superstições, jogos, adivinhações, artesanato e festa. É de suma importância lembrá-lo e torná-la conhecida, pois é nossa cultura, e por isso justifico a escolha do tema.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer as manifestações do Folclore e sua importância na cultura do povo brasileiro.DIA 13 DE AGOSTO DE 2012
SEGUNDA-FEIRA

Objetivos específicos:

* Despertar o interesse pelo tema através dos questionamentos feitos em sala.
* Responder os questionamentos com clareza, demonstrando interesse.
* Estimular o gosto pela cultura popular.
* Estimular a linguagem oral.
* Desenvolver a criatividade.
* Desenvolver o gosto por música e danças.Desenvolvimento:

Iniciarei a aula com as atividades de rotina. Em seguida direi às crianças que nesta semana trabalharemos sobre o Folclore, questionando-os:
* O que vocês sabem sobre o folclore?
* Quais as lendas que vocês conhecem?
* E músicas? E parlendas?
* Quais são as comidas típicas de nossa região?

Após os questionamentos dividirei a turma em grupos e entregarei paraas crianças os personagens abaixo, sendo que no primeiro momento as mesmas deverão adivinhar quem é o personagem.

BOITATÁ

REPRESENTADA POR UMA COBRA DE FOGO QUE PROTEGE AS MATAS E OS ANIMAIS E TEM A CAPACIDADE DE PERSEGUIR E MATAR AQUELES QUE DESRESPEITAM A NATUREZA. ACREDITA-SE QUE ESTE MITO É DE ORIGEM INDÍGENA E QUE SEJA UM DOS PRIMEIROS DO FOLCLORE BRASILEIRO. FORAM ENCONTRADOS RELATOSDO BOITATÁ EM CARTAS DO PADRE JESUÍTA JOSÉ DE ANCHIETA, EM 1560. NA REGIÃO NORDESTE, O BOITATÁ É CONHECIDO COMO "FOGO QUE CORRE".

BOTO

ACREDITA-SE QUE A LENDA DO BOTO TENHA SURGIDO NA REGIÃO AMAZÔNICA. ELE É REPRESENTADO POR UM HOMEM JOVEM, BONITO E CHARMOSO QUE ENCANTA MULHERES EM BAILES E FESTAS. APÓS A CONQUISTA, LEVA AS JOVENS PARA A BEIRA DE UM RIO E AS ENGRAVIDA. ANTES DE A...
tracking img