Robotino festo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1 INTRODUÇÃO 4
2 CPU 5
3 PORTAS DE ENTRADA 5
4 PORTAS DE SAIDA 5
5 DISPLAY 6
6 ALIMENTAÇÃO 6
7 MOTORES 7
8 CÂMERA 7
9 SENSORES 8
9.1 SENSOR ROTAÇÃO MOTORES 8
9.2 SENSOR COLISÃO(BUMPER) 8
9.3 SENSOR DE DISTANCIA 9
9.4 SENSOR INDUTIVO(METÁLICO) 10
9.5 SENSOR DE LUZ 10
10 ROBOTINOVIEW 11
11 BLOCOS 12
12EXEMPLO 13


1 Introdução

A Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automatizadas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo temposão uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham, nem sentem e muito menos ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito emquestões levantadas sobre a redução de custos e aumento de produtividade. A festo é uma empresa da Alemanha especializada em automação. A Festo é líder mundial no fornecimento de tecnologia de automação e líder em treinamento industrial e programas de ensino. A sua participação no World Skills America já vem de alguns anos. Robotino é um sistema de robô móvel da Festo Didatic. Ele fornece todos ossensores, atuadores e interfaces de software que você esperaria de um estado moderno do sistema robô móvel. Nas provas executas na World Skills America, o Robô deverá executar provas em que são utilizadas principalmente seus sensores. Apresentamos algumas informações das funções e peças que usamos do Robotino em nosso treinamento e na competição.

2 CPU(Unidade Central de Processamento)Computador de bordo - formato de computador industrial PC/104 + processador (ISA e PCI) a 300 MHz.
Sistema operacional (Linux) em tempo real do kernel
Memória - SDRAM de 128 MB Cartão Compact Flash
Ponto de Acesso Wireless LAN
Ethernet, 2 bis. USB e VGA
Portas :
- USB
- Ethernet
- VGA
- 8 portas digitais de entrada e saída.
- 8 portasde entrada sinais analógicos.
- Subsistema de comunicação sem fio com um computador host externo (Wi-Fi).

3 Portas de Entrada :
- USB
- Ethernet
- 8 portas digitais de entrada e saída.
- 8 portas de sinais analógicos.

4 Portas de Saída:
- USB
- VGA
- Ethernet
- 8 portas digitais de entrada e saída.

5 Display(ControlPane)

Através do display do Robotino podemos :

* Inicializá-lo
* Executar aplicações salvas
* Selecionar o idioma
* Obter informações no estado de execução
* Estado das baterias de alimentação
* Configuração de rede
* Selecionar aplicação de demonstração

6 Alimentação

A energia é fornecida por duas baterias recarregáveis. Baterias de 12 V com umaclassificação de 4 A. São montadas no chassis. Robotino é fornecido com 2 baterias adicionais e um carregador de bateria. Duas baterias podem assim ser recarregadas, enquanto os outros duas estão em uso.

7 Motores

O Robotino tem três motores que utiliza para o movimento omnidirecional. Os motores podem ser controlados individualmente, fornecendo o número de Motor [0-2]. Velocidade, valores de PID, freiotudo pode ser definido com as entradas. A caixa de velocidades e transmissão por correia sobre rodas em formato de rolos, permite que o robô se mova em direções diferentes.
Para estabilizar a velocidade de rotação do motor o robô usa o controle PID integrado com coeficientes predefinidos. A rotação do motor é transmitida para o eixo da roda por meio de uma engrenagem de redução, com uma...
tracking img