Robotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE E ROBOTICA
A robótica é ciência que estuda a construção de robôs. Ela envolve várias outras disciplinas como: engenharia mecânica e elétrica, inteligência artificial, engenharia eletrônica, física entre outras.
Muita gente quando pensa em robôs, lembra apenas dos filmes de Hollywood, onde todos simulam perfeitamente seres humanos. Na verdade, encontramos robôs de diversas formas,que são utilizados em diversas atividades. Temos por exemplo, robôs submarinos que exploram o fundo do mar, robôs viajantes do espaço como o pequeno robô móvel Sojourner, que desbravou o solo marciano, robôs médicos que auxiliam em operações delicadas, até o relógio pode ser considerado um tipo de robô.
Na verdade, o robô humanóide perfeito que vemos nos filmes, ainda é um sonho distanteperseguido pro cientistas no mundo todo. Existem sim atualmente robôs que simulam diversas atividade humanas, mas ainda estão longe do ideal.
A origem da palavra “robô” vem da palavra tcheca robota que significa “trabalho forçado” daí a idéia que muitos têm daquele robô que imita o homem em todas as atividades, servido como um ‘empregado” mecânico.
A maioria dos robôs existentes são dotipo industriais utilizados para trabalhos onde o risco de vida para o homem é iminente (desarmadores de bombas), ou exige um altíssimo grau de precisão (robôs cirúrgicos).

DEFINIÇOES DE ROBÕS

   


Um robô é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controlehumano. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos.

AREAS DE ATUAÇAO
Aparência Humana: | * ASIMO * Hubo * NBH-1 * Qrio * KHR-1 * Projecto Nao * Ubiko | |
Robôs para divertimento: | * Roomba, um robô aspirador * Aibo, cãozinho da Sony, cuja produção foiinterrompida em 2006 por falta de retorno económico * Bn-1, robô gato da marca Bandai * PaPeRo, robô de companhia da companhia NEC * qfix, robô com objectivos pedagógicos e de divertimento * Rabbit * BigDog | |
Robôs industriais: | * Unimate, 1º robô industrial introduzido pela General Motors em 1961 * Lemur, robô industrial com 6 patas * KUKA FAMULUS, 1º robô com 6 eixos quefuncionavam de uma forma electromecânica * Robot Delta, robô com um braço de manipulação constituído por 3 paralelogramos | |
E mais atualmente os robôs atuam em diversas areas tais como: Exploração dos oceanos, exploração de outros planetas, espionagem, contrução civil, produção industrial, serviços domésticos, resgate de feridos em zonas hostis, medicina e entretenimento.

As 3 leisdos robos

    As diversas areas de atuação dos robôs vem levantando polêmicas, a principal é a de que um robô possa se rebelar contra a humanidade. Para evitar este incomodo foram criadas as leis da robótica.
Leis essas que são:
-1ª:Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão,permitir que algum mal lhe aconteça.
-2ª:Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos,excetoquando estas contrariarem a Primeira lei.
-3ª:Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que,com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.

.

Programação dos robôs

Programação offline pelo ROBCAD.
A configuração ou programação dos movimentos e sequências de um robô industrial é tipicamente inserida conectando-se o controlador dorobô através de um cabo de comunicações à Ethernet, FireWire, USB ou porta serial de um computador. O computador possui instalado um software de interface correspondente. O uso do computador simplifica significativamente o processo de programação. Um software de robótica é rodado no controlador do robô, no computador ou em ambos, dependendo do sistema utilizado. O PC é comumente desconectado após...
tracking img