Robotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Robótica

2
Guia Almanaque - Robótica
Você tem em suas mãos um dos Guias Almanaque da Modelix. Este Guia é um suporte para que você possa desenvolver projetos de Robótica utilizando os conceitos e aprendizados contidos neste Almanaque. Com este Guia, você aprende base de ciência, física e os principais conceitos dos temas padrões para se criar um projeto de robótica. EsteAlmanaque serve ainda como suporte para exercícios básicos contidos em nosso material, aonde você utiliza a base contida aqui, para poder desenvolver seu projeto e como aprendizado de eletrônica, robótica e mecatrônica. Bom aprendizado.

Índice O Que é Robótica Divisões da Robótica 1º Módulo: Mecânica 2º) Módulo: Atuadores 3º) Módulo: Sensores 4º) Módulo: Lógica 5º) Comunicações sem fio 6º)Processadores e Microcontroladores 3 5 5 8 10 11 13 14

Guia Almanaque - Introdução à Robótica

3
O que é Robótica?
Introdução sobre a Robótica A robótica é a ciência que estuda a construção de robôs. É um ramo da tecnologia que envolve Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Engenharia da Computação. Atualmente trata de um sistema composto por maquinas e partes mecânicasautomáticas e controlado por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. A idéia de construir robôs começou no inicio do século XX com George Devol, o pai da Robótica Industrial, que através de grande inovação, proporcionou a introdução de robôs nas fabricas. Hoje em dia, a robótica vem sendo aplicada cada vezmais nas fabricas para a construção de robôs que visam reduzir custos e aumentar a produtividade substituindo a mão humana. Seu emprego é lucrativo para as empresas, pois o robô trabalha 24 horas por dia, não descansa, não falta e não precisa pagar salário ou diretos trabalhistas. Porém, este tema é muito polemico, pois o robô não compra produtos e se substituir à mão humana nas fábricas quem iráconsumir os produtos no mercado, gerando o famoso desemprego estrutural.

Guia Almanaque - Introdução à Robótica

4
De origem tcheca “robota”, que significa trabalho forçado, o robô tem a função de realizar todas as funções que o homem considera pesadas, repetitivas ou precisa agilizar. Com o passar do tempo o robô vem adquirindo maior uso e maior aperfeiçoamento. Quando falamos em robô,associam aos “robôs” dos filmes que simulam exatamente seres humanos através de Inteligência Artificial, porém infelizmente a robótica ainda não alcançou níveis tão avançados, mas com os novos desenvolvimentos e novas tecnologias, é possível perceber que estamos próximo deste acontecimento. Pensando na criação da Inteligência Artificial, escritor Issac Asimov no seu romance “I, Robot”, criou as trêsregras da robótica. As leis são: - 1ª Lei: Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão, permitir que algum mal lhe aconteça. - 2ª Lei: Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariarem a Primeira lei. - 3ª Lei: Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que, com isso, não contrarie a 1ª e a 2ª Leis. Atualmente, temos exemplo de robôsaltamente desenvolvidos que estão ajudando os humanos para descobertas e aperfeiçoamento científicos. Exemplo disso é a o robô Sojourner que foi enviado para Marte com a missão de desbravar e pesquisar mais sobre o Planeta Vermelho, robôs submarinos que exploram o fundo no mar em lugares que jamais os seres humanos poderiam alcançar, robôs desarmadores de bombas evitando que coloque em risco a vida deseres humanos e robôs cirurgiões para cirurgias de alta precisão.

Guia Almanaque - Introdução à Robótica

5
Como é possível perceber, a robótica está presente cada dia mais em nossas vidas, favorecendo o surgimento de outras modalidades de robótica. Um exemplo é a Robótica como hobby, onde se constrói um pequeno robô e faz ele andar obedecendo às ordens lógicas podendo ser providas...
tracking img