Robotica industrial - solda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROBÓTICA
INDUSTRIAL

MANUFATURA INDUSTRIAL
(SOLDA)

MANUFATURA INDUSTRIAL – SOLDA
Sumário

INTRODUÇÃO 3
1. ROBÓTICA INDUSTRIAL – VISÃO GERAL 6
2. SEQUENCIAS DE SOLDAGEM E CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS 8
3. PROCESSO DE SOLDAGEM ROBOTIZADA 10
4. TIPOS DE ROBÔS DE SOLDA 12
5. PRECAUÇÕES NO USO DE ROBÔS 13
6. CUSTOS DO ROBÔ 14
7. APLICAÇÃO, ESCOLHA E AQUISIÇÃO DE ROBÔSPARA SOLDAGEM 15


MANUFATURA INDUSTRIAL – SOLDA

INTRODUÇÃO

A necessidade em aumentar a produtividade, superar a escassez de trabalho qualificado e o aumento crescente das exigências de segurança elevaram a demanda pela automação, superando assim, muitos dos problemas do dia a dia da soldagem. Dependendo da necessidade de uma organização, baseado nos processos de soldagem, material,tamanho e geometria do produto o grau de automatização escolhido pode ser maior ou menor. Desde 1920 a Indústria tem através dos anos, mudado quase completamente as técnicas de produção de rebites para a solda, para a fabricação de juntas permanentes e para a produção de estruturas monolíticas e a fabricação de produtos de engenharia.
Desde aceitação da soldagem como um método de fabricação, para aprodução de componentes críticos, os engenheiros de produção e os operadores de solda têm aspirado em mecanizar o processo, com o intuito de aumentar a produtividade, reduzir a fadiga no trabalho e para operar com sucesso em ambientes perigosos. Isto resultou no desenvolvimento de inovações, como a solda por gravidade, oxiacetileno, a mecanização da solda a arco usando eletrodo revestido (SMAW). Aguerra é um estímulo vigoroso para novas invenções e desenvolvimento tecnológico, levando a um progresso considerável na mecanização da soldagem, ao atender a elevada demanda da construção naval, construção de aviões e fabricação de objetos individuais para o exército durante a guerra mundial de 1939-45.
A aceleração da mecanização na soldagem foi sentida realmente pela Indústria a partir de1950, durante o processo de reconstrução depois da guerra, com os programas de expansão de fabricas na Europa e nos EUA, resultando no desenvolvimento de novas técnicas de soldagem, e de um desenvolvimento na mecanização dos processos da soldagem, seguido pelo desenvolvimento de soldagem remota e de Robôs.
Soldagem robotizada é uma forma específica de soldagem automática e é definida pela AWS comoa soldagem feita com equipamento (robô, manipulador, etc.), o qual executa operações de soldagem, após programação, sem ajuste ou controle por parte do operador de solda.
O primeiro processo de soldagem a ser robotizado foi por resistência elétrica por pontos (RSW), surgida na década de 70 e foi introduzido, inicialmente, na indústria automobilística. Isso mudou completamente a concepção da linhade produção de automóveis, pois a precisão e a produtividade aumentaram significativamente. Hoje, ainda pode-se considerar que este é o procedimento mais utilizado no processo de montagem de carrocerias juntamente com a solda MIG/MAG (GMAW). Este processo de soldagem com eletrodo sólido, contínuo, sob proteção gasosa (GMAW) é, entre os vários processos existentes, o mais utilizado em soldagemrobotizada na indústria.
Hoje, no Brasil, a robotização apresenta-se como uma técnica alternativa, capaz de revigorar a competência produtiva e qualitativa de nossas empresas industriais de soldagem.
O grande impulso no Brasil rumo à automação e robotização, vem de pequenas e médias empresas industriais, que começaram a investir, nesse sentido, com o objetivo de se tornarem mais competitivas:Capacitando-se melhor para atender o aumento de demanda e, ao mesmo tempo, aperfeiçoando a qualidade de seus produtos.
Deve-se levar em conta, sobretudo que quando a aplicação da robótica no processo de soldagem segue procedimentos inadequados, as consequências refletem-se em resultados muito pouco animadores: Utilização de tempo excessivo para a implementação da técnica, perda de insumos, e...
tracking img