Robert venturi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Robert Venturi, arquiteto norte-americano, nasceu na Filadélfia, em 1925. Estudou na Academia Episcopal da Filadélfia e graduou-se como arquiteto pela Universidade de Princeton. Trabalhou com EeroSaarinen e Louis I. Kahn, antes de fundar seu escritório em 1958. Em 1964 formou uma parceria com John Rausch e três anos mais tarde, sua esposa e arquiteta, Denise Scott Brown (1931), se juntou aogrupo.

Fig. 06 – Robert Venturi.
Embora Venturi tenha projetado muitos edifícios, suas teorias, expressas em seu livro Complexidade e Contradição em Arquitetura (1966), causaram maior repercussão.Primeiro porque subverteu o famoso lema de Mies Van der Rohe “o menos é o mais”, afirmando que “o menos é uma chatice”, se opondo ao tédio e à repetição imprudente. De qualquer maneira não condena aolixo o modernismo, elogiando Alvar Aalto e Le Corbusier. Analisa a Villa Savoye, por exemplo, como simples no exterior, mas complexa no interior, conforme descreve Lupfer. (LUPFER et al, 2003, p. 790).A base do seu pensamento é a reavaliação da arquitetura para forçar a importância de significados múltiplos inerentes à análise de cada projeto. Acredita no valor simbólico dos signos, afirmandoque “não é a arquitetura que domina o espaço, mas o signo, a forma escultural, a silhueta e os efeitos de luz”. (LUPFER et al, 2003, p. 792).

Observa-se, portanto, o quanto a sua postura críticaquestionava a filosofia do modernismo, que rejeitava qualquer ornamento que não tivesse função racional. Neste ponto, há uma aproximação com as teorias de Rossi, pois ambos manifestaram uma contestaçãoao funcionalismo em sua forma comercializada, vulgarizada nos anos 60, a partir de uma argumentação histórica extremamente fundamentada.

Venturi definiu em seu livro que as edificações aprenderam aser contextuais, referindo-se à necessidade de implantar um edifício conforme as características culturais e históricas do lugar. Em oposição a muitos modernistas, Venturi postula que a arquitetura...
tracking img