Robert maillart: ponte de sanginatobel

573 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL
AUTORES: ROBERTO LIMA GUEDES, BRUNO DE AGUIAR MAIA E
PHELIPE DE FIGUEIREDO BEDA RABAY

ROBERT MAILLART: PONTE DE SANGINATOBEL
MESOESTRUTURA:
O principal elemento da mesoestrutura é uma viga em fomato de
Robert maillart nasceu em berna, em
1872, em uma família de empresários e arco que recebe todos os esforços da superestrutura e os transfere para artistas. Formou-se em 1894 na escola os elementos de fundações. politécnica de zurique, sendo influenciado principalmente por gottfried (professor de arquitetura) e carl culmann.

BIOGRAFIA:

Realizou diversos projetos e venceu diversas licitações para construção de pontes, se destacando pela inovação construtiva. Em 1902 fundou sua própria empresa, tornando-se um empresário bem sucedido e cheio de estruturas incomuns.
.

Em 1928 há um concurso para uma ponte sobre o rio Salgina. Seu projeto para essa ponte é fruto de todas as suas experiências, usando arcos triarticulados de concreto armado.
Uma de suas influências foi a escola de Wilhelm Ritter, a qual possuía três princípios básicos de projetos: O primeiro era o cálculo da estrutura baseado em análise simplificada que proporcionava o uso do senso comum para a idealização do projeto. O segundo princípio consistia em levar em conta o processo construtivo, não apenas o produto final de suas obras. E por último, o teste da estrutura com carregamentos em escala real.

Além do arco percebemos, como importante elemento estrutural as rótulas, pois elas são de grande importância para validar as hipótese de cálculo, tendo em vista que esta fornecerá uma equação de compatibilidade para resolver o problema e prover o funcionamento do arco. PONTE DE SALGINATOBEL

SUPERESTRUTURA:
A superestrutura é responsável de encaminhar os esforços para a mesoestrutura, no caso o arco. Neste caso temos os pilares e as lajes com nervuras em

Relacionados