Robbins, stephen p. aprendizagem. in comportamento organizacional.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICANÁLISE
A Psicanálise é ao mesmo tempo um modo particular de tratamento do desequilíbrio mental e uma teoria psicológica que se ocupa dos processos mentais inconscientes; uma teoria da estrutura e funcionamento da mente humana e um método de análise dos motivos do comportamento; uma doutrina filosófica e um método terapêutico de doenças de natureza psicológica supostamente sem motivaçãoorgânica.

Princípio do Determinismo Psíquico
É o princípio psicanalítico segundo o qual todos os eventos mentais são precedidos de eventos anteriores que os determinam, é a crença de que a mente funciona como uma máquina em que cada fase se encadeia à anterior e à posterior, com a precisão de um relógio. É quando analisamos um comportamento e verificamos que ele tem uma intenção e émotivado por um impulso.
- Pessoas que tiram e colocam a aliança no dedo anelar. Esse ato simbólico e não traduz apenas nervosismo, mas uma atitude ambivalente em relação ao casamento.
* Gosto ou não gosto, quero ou não quero, tiro ou não tiro

Princípio da Transferência Afetiva
Há um deslocamento em virtude do qual um objeto qualquer ou um fato neutro adquire uma força atrativa ourepulsiva suficiente para determinar m comportamento. Isto se chama, transferência.
* Uma música que evoque a saudade de alguém? – Música pode significar pessoa distante.
* Medo exagerado de trovões? – Trovão pode significar medo da solidão.
* O que significa, para muitos, o acenar dos lenços? – Lenço pode significar presença de ausência.
* Uma pessoa que guarda, nos livros, flores querepresentam uma pessoa amada? – Flor pode significar saudade que ficou presa.
* Uma pessoa pode apreciar muito seu chefe porque ele simboliza a bondade de seu pai. Ou rejeite qualquer autoridade, porque isto recorde a figura despótica de seu pai.

Princípio da Repressão ou Censura

Ás vezes, as pessoas ficam preocupadas pelo fato de se ter esquecido do nome de uma pessoa, ou por nãoter lembrado de um compromisso. Esse esquecimento não é devido a falhas de memória, mas é o resultado de uma força inibidora que mantém afastados da consciência os conteúdos psíquicos que se tornam desagradáveis. Um dos lemas da psicanálise é:
* Custa mais esquecer do que lembrar.
Nosso processo psíquico tem uma espécie de censura que reprime – repressão, recalque, tudo quanto não seajusta às normas que estabelecemos. Daí a pergunta:
* Porque você esqueceu o nome do seu chefe, numa reunião?
* Porque você não se lembrou de ir à reunião programada para quarta- feira
As respostas às perguntas explicarão muito sobre o processo pelo qual você censura ou procura esquecer eventos desagradáveis.
Princípio da Divisão da Personalidade
A nossa personalidade está divididaem três grupos de força:
ID – São forças primarias ou impulsos chamados instintivos. As pessoas em que predomina o comportamento Id (ídicas) são impulsivas, sensuais, imorais, guiadas pelo pensamento mágico ou não lógico.
- Instintivos destruidores: sádicos, masoquistas (de morte).
- Instintivos criadores: de libido (de vida).
Pelo Id se pode explicar muitos comportamentos, tiquesnervosos, depressões e sintomas psicossomáticos. O Id é o componente genérico-hereditário, aquilo que o indivíduo já traz ao nascer e já era constitucionalmente estabelecido. Quando o Id se rebela contra o mundo exterior cria os chamados estados neuróticos.
EGO – O Ego serve intermediário entre o Id (os instintos) e o mundo exterior, freando, controlando o comportamento. O Ego protege a pessoa dosperigos, criando o medo. E assim vai acumulando experiências e adaptando o indivíduo ao mundo em que vive, de forma útil e conveniente ao seu desenvolvimento. As pessoas guiadas pelo Ego são frias, calculistas, utilitários, mas práticos, cautelosos. Evitam conseqüências desagradáveis para com seus atos. Por esta razão são chamados: Ego- Istas.
SUPEREGO – (Um Eu Superior) é o representante da...
tracking img