Rnunes

1270 palavras 6 páginas
RESUMO TEXTO: OS NACIONALISMOS NA ESPANHA CONTEMPORÂNEA
INTRODUÇÃO:
Definição de nação: Uma nação é o todo coletivo de pessoas que sentem um vínculo de natureza ancestral com base numa série de fatores comuns variáveis (etnicidade, territorialidade, história) e que consideram que esse coletivo é a principal referencia de delimitação territorial do poder da soberania. Pg. 489.
Direito à Autodeterminação: determinar livre e coletivamente o seu destino, enquanto esse conjunto de indivíduos é o sujeito de direitos políticos coletivos ligados a um determinado território. Pg.489
Definição de nacionalismo: É a doutrina política que defende o direito a autodeterminação para uma nação concreta que assume e defende esse coletivo humano é a principal referencia e a base da legitimidade política. Pg 489-490
Considerar a nação um imaginário social, uma comunidade imaginada (Anderson).
As nações são produtos de fatores históricos e evolutivos.
MODERNISTA: O nacionalismo é um fenômeno que nasce com as revoluções burguesas (...) Não há existência de nação antes do período anterior a era contemporânea: Independencia dos EUA (...) Logo ao abordar as questões dos nacionalismos no conjunto da Espanha dentro de uma perspectiva histórica, deve-se ultrapassar em primeiro lugar a tentação essencialista.
Essecialismo: suposição de que dentro das fronteiras do Estado Nacional existam nações predeterminadas. (Básca, Catalã, Galega).
O êxito do nacionalismo espanhol condicionou os nacionalismos periféricos.
*Qualquer regionalismo é um regionalismo espanhol.
*Fortes identidades regionais não devem ser vistas necessariamente como uma demonstração de fraqueza do estado nacional, mas em muitos casos como um fenômeno complementar e relativo à sua construção, que procura sobretudo fomentar a identidade local como um meio de fortalecer o patriotismo e o amor à nação através da pátria local, do Heimat.(terra, pátria).
A situação política atual também oferece numerosos exemplos de

Relacionados

  • Prototipagem de circuitos
    338 palavras | 2 páginas
  • Arti 01 Empreendedorismo Origens E Perspectivas 1
    5711 palavras | 23 páginas
  • Saúde Pública
    10282 palavras | 42 páginas