Rmn de hidrogenio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
04/05/2012

Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear – RMN

Parte1: Introdução e Componentes Básicos

Introdução
RMN é um método espectroscópio ainda mais importante para os químicos orgânicos do que a espectroscopia no IV. Vários núcleos podem ser estudados pelas técnicas de RMN, sendo os mais comuns dos de hidrogênio e carbono. Enquanto a espectroscopia no IV revela os tipos degrupos funcionais presentes na molécula a RMN oferece informações sobre o número de átomos magneticamente distintos do isótopo estudado. A combinação de dados de IV com os de RMN é, muitas vezes, suficiente para determinar completamente a estrutura de uma molécula desconhecida.

1

04/05/2012

A espectroscopia de RMN não apenas constitui o melhor e mais eficiente método de análise decompostos orgânicos (no sentido de que é o método capaz de fornecer sozinho o maior número de informações sobre a estrutura molecular, além de permitir recuperação integral da amostra), como também logo se tornou um método extremamente conveniente para observar o interior do corpo humano (as inofensivas ondas de rádio são muito penetrantes e atravessam facilmente grande parte de nosso corpo) num processofrequentemente designado pela sigla inglesa MRI (Magnetic Resonance Imaging).

Introdução
O núcleo de certos elementos e isótopos comportam-se como se fossem ímãs girando em torno de um eixo. Alguns núcleos como o do hidrogênio e o do carbono 13 têm esta propriedade. Quando se coloca um composto contendo átomos de H1 ou de C13 num campo magnético muito forte e simultaneamente se irradia ocomposto com energia eletromagnética, os núcleos podem absorver energia num processo denominado ressonância magnética. A radiação utilizada no espectrômetro de RMN é a

radiofrequência (rf), de comprimento de onda altíssimo (da ordem de metros) e baixa energia (da ordem de 10-6 kcal/mol).

2

04/05/2012

A absorção desta radiação pelos núcleos desses elementos é quantizada e produz um espectrocaracterístico. Esta absorção não ocorre a menos que a frequência da radiação

e a intensidade do campo magnético tenham valores bem definidos.
Os espectrômetros permitem aos químicos medir a absorção de energia pelos núcleos de H1 e de C13, além do núcleo de outros elementos. Estes instrumentos trabalham com um campo magnético muito forte, capaz de provocar até a morte de uma pessoa que tenhauma ponte de safena e trabalhe muito perto do aparelho de RMN.

A absorção de energia
Radiação UV no vácuo UV próximo Luz visível Infravermelho Microondas Radiofrequência Comprimento de onda 100 - 200 nm 200 - 380 nm 380 - 800 nm 8 - 300 mm 1 cm metros Energia (kcal/mol) 286 - 83 83 - 36 83 - 36 36 - 01 10-4 10-6 Efeito causado nas partículas Transição eletrônica Transição eletrônica Transiçãoeletrônica Vibração e deformação Rotação

Acoplamentos de spins

3

04/05/2012

Os aparelhos de RMN H1 em geral utilizam ímãs supercondutores com campos magnéticos muito intensos e pulsos curtos de radiação de radiofrequência, que provocam a absorção de energia pelos núcleos de H1, todos ao mesmo tempo, e ocorre ressonância.

A excitação dos núcleos provoca um fluxo de pequena correnteelétrica numa bobina receptora que envolve a amostra. O instrumento então amplifica a corrente exibe o sinal (um pico ou uma série de picos) no computador, que então efetua a promediação dos sinais e depois um cálculo matemático (transformada de Fourier), exibindo um espectro legível.

4

04/05/2012

A principal diferença no processo de absorção da espectroscopia de RMN é que, a absorçãode ondas de rádio pela matéria só ocorre em extensão apreciável quando o corpo material está imerso no interior de um campo magnético relativamente forte. Um hidrocarboneto, por exemplo, é essencialmente transparente às ondas de rádio; quando colocado no interior de um campo magnético forte, porém, ele passa a absorver certas frequências dessas ondas.

5

04/05/2012

Estados de Spin
A...
tracking img