RL3HV73

603 palavras 3 páginas
0IDEOLOGIA
ORIGENS, DESENVOLVIMENTO E SIGNIFICAÇÕES.
A Revolução Francesa é o marco inicial das grandes ideologias modernas. A partir do sec. XVIII ganharam consistência grupos de proposições politicas classificadas de esquerda e de direita, variando conforme o modo de enfoque sobre a ordem social. As ideologias estão presentes em toda parte, enquanto crenças, fundamentações e representações de mundo.
Em seu sentido moderno, a ideologia foi criada pelo filosofo francês Antoine Destutt Tracy durante a Rev. Francesa e sua significação original era “ciência das ideias”, ou seja, o estudo das origens, evolução e natureza das ideais. Ela seria o verdadeiro fundamento para todas as demais ciências, devendo investigar e descrever a forma pela qual nossos pensamentos se constituem. Um segundo sentido veio com Napoleão quando deu a conotação de ideologia como coisa abstrata, utópica e artificial, para criticar os intelectuais liberais que ameaçavam seu absolutismo. Pode-se delinear dois tipos gerais de significações para ideologia: o positivo e o negativo.
NO SIGNIFICADO POSITIVO: a ideologia seria compreendida apenas como um conjunto de ideias relacionadas com a ação; sistema de valores, maneiras de pensar e sentir; ordenação de crenças elaboradas e integradas entre si. Ou seja, entende-se que em cada cultura há a presença da ideologia em suas bases. Ela possui um papel fundamental: o de orientar as tomadas de decisões sociais, econômicas, culturais. Esse conceito é visto como “fraco” por Norberto Bobbio, possuindo predomínio na sociologia liberal burguesa.
NO SIGNIFICADO NEGATIVO: a ideologia é entendida como falsa consciência das relações de domínio entre classes. Onde são consideradas como ideais erradas, incompletas, distorcidas. Ela se apresenta como algo abstrato ou impraticável; como algo ilusório ou errôneo, expressando interesses dominantes e sustentando relações de dominação. Aqui a ideologia nada mais é do que o uso da atividade pensante como

Relacionados