Ritos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ritos
No sentido mais geral, um rito é uma sucessão de palavras, gestos e atos que, repetida, compõe uma cerimônia, apesar de seguir um padrão, o rito não é mecanizado, pois pode atualizar um mitoe, assim, segue ensinamentos ancestrais e sagrados.
Rito pode significar também um conjunto de fórmulas que caracterizam certa tradição cristã. Exemplos destes ritos litúrgicos são o Rito romano, oRito ambrosiano, o Rito Bracarense, o Rito bizantino, Rito moçárabe, etc
O Rito Romano é um dos ritos litúrgicos latinos, ou seja, um dos ritos litúrgicos ocidentais da Igreja Católica, que sedesenvolveram numa zona da Europa Ocidental e do norte da África, onde o latim era a língua da educação e da cultura, e que são distintos dos outros utilizados pelas Igrejas de rito oriental que sedesenvolveram na Europa Oriental e no Médio Oriente. Tornou-se o rito padrão do Ocidente desde a emissão da Bula Quo Primum Tempore por São Pio V aos 14 de julho de 1570 em conformidade com o espírito doConcílio de Trento.
O rito ambrosiano ou rito milanês é um dos ritos litúrgicos latinos, ou seja, um dos ritos litúrgicos ocidentais da Igreja Católica. Atribuído ao bispo Santo Ambrósio, é utilizado,atualmente, pelos católicos romanos da Arquidiocese de Milão (Archidioecesis Mediolanensis), região eclesiástica da Lombardia -- excetuando as comunas de Monza,Treviglio e Trezzo sull'Adda, as paróquiasde Civate e Varenna --, das paróquias de Cannobio e Cannero Riviera, docantão de Tessino e, na Diocese de Lodi (Dioecesis Laudensis), das paróquias de Colturano, Riozzo e Balbiano: cerca de 5 milhõesde fiéis.
O rito bracarense consiste num antigo mas não extinto rito litúrgico latino, ou seja, um rito litúrgico ocidental da Igreja Católica. Este rito é utilizado principalmente pela Arquidiocesede Braga em Portugal, daí o nome do rito.
O rito bracarense é semelhante ao romano. Durante a reforma litúrgica tridentina, Braga pôde manter os seus livros e ritos litúrgicos, por terem mais de...
tracking img